São Paulo

Fragmento de meteoro cai em cidades de Minas Gerais

Moradores de ao menos três cidades mineiras foram surpreendidos ao ver uma chuva de meteoros durante madrugadas da última semana. Quem presenciou a cena, relatou ter visto fortes clarões no céu, além de ter ouvido barulhos que se assemelhavam a trovões.

O fenômeno foi confirmado pela Bramon (rede brasileira de observação de meteoros) por meio de imagens gravadas por parceiros da instituição.

Na prática, o que a população presenciou foi o descolamento de meteoros, que são sobras da cauda dos cometas que ficam pelo caminho enquanto estes astros viajam pelo espaço.


Os pedaços de rochas vistos da Terra têm quase o mesmo tamanho de uma máquina de lavar roupas e estavam a 30 km de distância do Planeta, em uma velocidade de 51.000 km por hora. O clarão é resultado do impacto com a atmosfera.

Siga nosso canal no Whatsapp

O astrônomo Marcelo Zurita explica que, entre os meses de abril e maio, a Terra entra na rota de cometas que passam próximos de sua órbita. Com isso, fica mais fácil ver daqui a chuva de meteoros, a qualquer hora do dia.

— Eles provocam um fenômeno bem luminoso, o barulho de explosão e pessoas sentido tremores.

Em Minas Gerais, os relatos foram registrados em Patos de Minas, Lagoa da Prata e Carmo do Paranaíba, respectivamente a 415 km, 202 km e 362 km de Belo Horizonte. Moradores também relataram ocorrências em São Paulo e no Paraná.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios