Ilhabela permite retirar máscaras em ambientes abertos
Os turistas e moradores de Ilha Bela, litoral norte de São Paulo, podem circular pela cidade sem máscara. O fim da obrigatoriedade da proteção em ambientes abertos foi publicado em um decreto na última sexta-feira (19).
A partir de agora, “fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras somente em ambientes fechados, repartições públicas, transportes públicos e em eventos ao ar livre com aglomeração de pessoas”, ressalva o município, em nota.
A norma da Prefeitura também cria o passaporte da vacina.
“Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a solicitar dos frequentadores, quando do ingresso em seus espaços, a comprovação do esquema vacinal completo mediante a apresentação do comprovante de vacinação impresso ou da carteira de vacinação digital”, determina.
As mesmas regras, segundo a Prefeitura, também valem para repartições públicas, casamentos, eventos desportivos, educacionais e culturais.
“As pessoas nas ruas já não tem usado as máscaras com a mesma frequência”, admite o prefeito em comunicado à imprensa. “Temos 92% da população vacinada com a primeira dose da vacina e mais de 82% com a segunda dose. Temos as menores taxas de mortalidade do Brasil e os índices de internação são muito baixos e por isso decidimos por não exigir em áreas abertas”, comentou.