Maratona registra mais de 20 mortes após mudança de temperatura

Forte tempestade de granizo surpreendeu atletas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Xinhua/Reprodução)

Pelo menos 21 participantes de uma ultramaratona morreram na China após serem surpreendidos por uma queda brusca de temperatura nas montanhas, causada por uma forte tempestade de granizo, informaram as autoridades locais neste domingo (23/05). Oito maratonistas foram levados a hospitais, sem gravidade. 

Os 172 participantes realizavam, no sábado, um percurso de 100 quilômetros pela Floresta de Pedra do Rio Amarelo, na cidade de Baiyin, que fica na província de Gansu, fronteira com a Mongólia.

Quando já haviam percorrido de 20 a 30 quilômetros, os corredores foram atingidos repentinamente por uma tempestade, com chuva forte, vento e granizo. A maioria vestia apenas bermuda e camiseta e o vento levou seus equipamentos de proteção contra o frio. Muitos corredores se perderam no terreno íngreme e sofreram de hipotermia e exaustão.

No momento da tempestade, os maratonistas passavam por um caminho extremamente estreito, em uma altitude de 2 mil a 3 mil metros.

De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, mais de 700 pessoas participaram do resgate, que se estendeu pela noite de sábado e manhã deste domingo.

Entre as vítimas, estão dois veteranos conhecidos nacionalmente. Liang Jing havia ganhado várias ultramaratonas na China nos últimos anos. Huang Guanjun Huang, que era surdo e mudo, havia vencido a maratona masculina para deficientes auditivos nos Jogos Paraolímpicos Nacionais de 2019, em Tianjin.

A Floresta de Pedra do Rio Amarelo é uma reserva natural famosa pelas suas formações rochosas de quatro bilhões de anos, que são frequentemente utilizadas como cenário de filmes e programas de televisão na China.

Por Deutsche Welle

le (afp, ap, lusa)

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas