Capital

Kobra e Sasha Korban retratam guerra e meio ambiente em mural gigante em SP

Os artistas brasileiro e ucraniano se juntaram para pintar um prédio de nove andares em Pinheiros, com o apoio do Instituto Ucraniano, em uma obra que simboliza a resiliência, a união e a esperança do povo ucraniano

O artista brasileiro Eduardo Kobra, conhecido mundialmente por seus murais coloridos e impactantes, se uniu ao artista ucraniano Sasha Korban, que usa a dança como inspiração para suas obras, para criar um mural gigante em um prédio residencial em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. A obra, intitulada “The Exchange” (o intercâmbio, em português), foi inaugurada no dia 5 de março de 2024, na semana em que a guerra na Ucrânia completou dois anos.

Os artistas brasileiro e ucraniano se juntaram para pintar um prédio de nove andares em Pinheiros(Nivaldo Lima – SP Agora)

O mural, que ocupa as duas laterais do edifício, representa o objetivo comum dos dois países pela proteção do meio ambiente, destacando a destruição causada pelo conflito no território ucraniano e os impactos significativos para sua população. A obra também é uma forma de conscientizar sobre a situação dos ucranianos, que sofrem com a violência, a pobreza e a falta de perspectivas.

Em um dos lados do prédio, Kobra pintou um vaso tradicional ucraniano, com as cores da bandeira do país, rachado e com borboletas saindo dele. O vaso simboliza tanto os danos causados pela guerra quanto o reflorescimento do país europeu. O estilo multicolorido de Kobra marca presença em um par de mãos, que unem os pedaços do vaso partido, em uma referência à força e à resiliência da Ucrânia e do meio ambiente.

No outro lado do prédio, Korban pintou uma dançarina tradicional ucraniana, que imita o movimento das borboletas, que também aparecem na obra de Kobra. A dançarina representa o voo de liberdade que os ucranianos desejam alçar, apesar das adversidades. As borboletas, nas cores das bandeiras do Brasil e da Ucrânia, conectam os dois lados do prédio e os dois artistas, em um gesto de solidariedade e intercâmbio cultural.

Siga nosso canal no Whatsapp

A parceria entre Kobra e Korban é inédita e teve o apoio do Instituto Ucraniano no Brasil, que promove a cultura e a integração dos ucranianos no país. Segundo o instituto, há cerca de 500 mil ucranianos e descendentes vivendo no Brasil, sendo a maior parte no Paraná.

Kobra, que já pintou mais de 500 murais em 17 países, disse que recebeu o convite para participar do projeto por causa das suas diversas obras com mensagens de paz pelo mundo. Ele afirmou que se inspirou em um vaso de cerâmica, com as cores da bandeira ucraniana, e que adicionou as mãos de diferentes pessoas, representando a força da Ucrânia. Ele também disse que quis simbolizar a resiliência, a união, a resistência e a esperança do povo ucraniano de reconstruir o país.

Korban, que vive na cidade de Kiev, capital da Ucrânia, disse que o meio ambiente é uma vítima esquecida da guerra, que já matou mais de 13 mil pessoas e deslocou mais de um milhão desde 2014. Ele disse que quer que a obra mostre que, diante da destruição deliberada dos seus ecossistemas pela Rússia, e apesar de estar sob constante ataque, o povo da Ucrânia fará tudo que puder para garantir que a natureza floresça de novo.

O mural pode ser visto no seguinte endereço: Avenida Pedroso de Morais, 144, Pinheiros, São Paulo. A obra faz parte do projeto “Muros da Memória”, que busca resgatar a história e a cultura de diferentes lugares por meio da arte urbana.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios