Lula está em Brasília para encontro com chefes de poderes
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Brasília por volta das 20h desta terça-feira (8). Nesta quarta-feira (9), ele se encontra com o presidente da Câmara, Arthur Lira, às 10h, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a partir das 13h.
A expectativa é de que, durante essas reuniões, o presidente eleito comece a viabilizar a PEC da transição, que prevê um gasto de R$ 175 bilhões acima do orçamento previsto para 2023.
A ideia é usar esse dinheiro para manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e cumprir outras promessas de campanha do petista. Ainda não se sabe se essas medidas ficarão fora do orçamento apenas no ano que vem ou por tempo indeterminado.
Essa proposta deve começar a tramitar pelo Senado, como afirmou o relator do orçamento no Congresso, senador Marcelo Castro. Ele disse ainda que a PEC está pacificada e se mostrou otimista com a aprovação do texto.
Ainda estão previstos para esta quarta-feira, encontros do presidente eleito com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e com a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura.