Lula: “Vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros”
Em uma entrevista divulgada online nesta terça-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a importância da redução da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, para impulsionar a economia do país.
Lula afirmou que pretende continuar pressionando o Banco Central para reduzir a Selic, que atualmente está em 13,75%. Ele enfatizou que a alta taxa de juros é “absurda”, especialmente considerando que o Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo, apesar de não ter uma crise de demanda ou excesso de demanda.
Fazendo eco às preocupações do presidente, o Prêmio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, recentemente rotulou a taxa de juros do Brasil como uma “pena de morte” para o país.
A questão da taxa de juros é particularmente importante em meio aos desafios econômicos enfrentados pelo Brasil, incluindo a pandemia de COVID-19 e a crescente inflação. A redução da taxa de juros pode ser uma medida essencial para estimular o investimento e o crescimento econômico do país.