Justiça

Moraes nega pedido de defesa de Bolsonaro por prazo maior para manifestação

Alexandre de Moraes rejeita solicitação para estender prazo de defesa em 83 dias no caso da trama golpista.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira (20), o pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o prazo para apresentação de sua defesa no caso da trama golpista fosse ampliado para 83 dias.

Moraes nega pedido de defesa de Bolsonaro por prazo maior para manifestação
Alexandre de Moraes rejeita solicitação para estender prazo de defesa em 83 dias(Divulgação)

A solicitação foi feita após Moraes determinar a intimação dos advogados de Bolsonaro para que se manifestassem sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe. O pedido da defesa de Bolsonaro visava compensar o período de 83 dias em que o processo ficou na procuradoria, aguardando a elaboração da denúncia.

Pedido de Bolsonaro sem amparo legal

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que o pedido da defesa não possui respaldo legal. “Os requerimentos alternativos formulados para a concessão de 83 dias de prazo ou prazo em dobro [30 dias] carecem de qualquer previsão legal, pois a legislação prevê o prazo de 15 dias, nos termos do art. 4º da Lei 8.038/90 e no art. 233 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro.

Defesa de Bolsonaro argumenta sobre volume de documentos

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro havia alegado que a denúncia contra o ex-presidente contém um grande número de documentos, tornando o prazo de 15 dias – previsto pela legislação – insuficiente para que os advogados pudessem exercer sua defesa adequadamente. No entanto, o STF manteve o prazo de 15 dias para a manifestação da defesa.

Essa decisão segue a linha da legislação processual, que determina prazos específicos para os procedimentos jurídicos no âmbito do STF, não permitindo prorrogações sem respaldo em normas legais.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios