Política

Popularidade de Lula cai para o menor nível desde o início do mandato, aponta Ipec

Pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo do presidente recuou de 38% para 33% entre dezembro de 2023 e março de 2024; avaliação negativa subiu de 30% para 32%

Popularidade de Lula cai para o menor nivel desde o inicio do mandato aponta Ipec
Pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo do presidente recuou de 38% para 33% entre dezembro de 2023 e março de 2024(Ricardo Stuckert – PR)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma queda na popularidade, segundo pesquisa divulgada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) nesta sexta-feira (8). O levantamento, encomendado pela TV Globo, mostra que a avaliação positiva do governo, que considera as opiniões de ótimo e bom, passou de 38% em dezembro de 2023 para 33% em março de 2024. Esse é o menor índice registrado pelo Ipec desde o início do mandato de Lula, em janeiro de 2023.

A pesquisa também revela que a avaliação negativa do governo, que soma as opiniões de ruim e péssimo, subiu de 30% para 32% no mesmo período. Já a avaliação regular aumentou de 30% para 33%. Outros 3% não souberam ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 1º e 5 de março em todas as regiões do país.

A queda na popularidade de Lula pode ser explicada por diversos fatores, como a crise diplomática com Israel, provocada pelas declarações do presidente sobre o conflito entre israelenses e palestinos, que gerou uma reação negativa entre os evangélicos, um dos segmentos que mais reprovam o governo; a situação econômica do país, que enfrenta uma inflação alta, especialmente dos alimentos, que afeta a renda das famílias mais pobres, outro grupo que reduziu o apoio ao governo; e a dificuldade de articulação política com o Congresso, que atrasa a aprovação de projetos considerados prioritários pelo governo, como as reformas administrativa e tributária.

A pesquisa também avaliou a maneira de governar do presidente Lula, que é aprovada por 49% dos entrevistados e desaprovada por 45%. Outros 6% não souberam ou não responderam. Em dezembro, esses índices eram de 51%, 43% e 6%, respectivamente. Além disso, a pesquisa mediu o grau de confiança no presidente, que é de 45% dos entrevistados, enquanto 51% não confiam. Outros 4% não souberam ou não responderam. Em dezembro, esses números eram de 48%, 47% e 3%, respectivamente.

Siga nosso canal no Whatsapp

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se o governo Lula está no caminho certo ou no caminho errado. Para 43%, o governo está no caminho certo, enquanto para 50%, está no caminho errado. Outros 7% não souberam ou não responderam. Em dezembro, essas porcentagens eram de 46%, 47% e 7%, respectivamente. A pesquisa ainda questionou se o governo Lula está indo melhor, igual ou pior do que o esperado. Para 30%, o governo está indo melhor do que o esperado, para 30%, está indo igual, e para 38%, está indo pior. Outros 3% não souberam ou não responderam. Em dezembro, esses índices eram de 32%, 30%, 35% e 3%, respectivamente.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios