Previsão do tempo: Sul terá chuvas fortes e Centro-Oeste enfrentará seca na próxima semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias. De 25 de julho a 2 de agosto, o Brasil terá contrastes climáticos entre as regiões. Enquanto o Sul e o Noroeste terão chuvas volumosas, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste sofrerão com o tempo seco e quente.
De acordo com o Inmet, o Centro-Oeste continua sob alerta de queimadas e incêndios florestais, principalmente no Mato Grosso e no oeste de Goiás, onde a umidade do ar está muito baixa. No Distrito Federal, a massa de ar seco e quente mantém o tempo estável ao longo da semana.
No Sudeste, a maior parte da região terá sol e poucas nuvens durante a semana. Somente no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, há possibilidade de chuvas isoladas.
No Sul, uma frente fria provocará temporais no Sul e Sudeste do Rio Grande do Sul entre segunda e terça-feira. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo ficará ensolarado entre poucas nuvens. Na quinta-feira, as pancadas de chuva, com trovoadas isoladas, devem atingir o Oeste de Santa Catarina, o Sudeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul.
No Norte, as pancadas de chuva estarão mais concentradas no extremo norte da região, especialmente entre o Norte do Amazonas e Roraima, onde são esperadas chuvas fortes, trovoadas e rajadas de vento isoladas. No Amapá e Norte do Pará, a previsão é de chuvas isoladas durante a noite.
No Nordeste, há previsão de chuvas sobre o recôncavo baiano e Sul da Bahia, que em alguns momentos podem ser intensas, com acumulados significativos, podendo causar alagamentos em algumas áreas. Nas demais regiões da faixa litorânea, o tempo ficará com muitas nuvens e chuvas isoladas. Entre quinta e sexta-feira, as chuvas devem se intensificar e se espalhar pelo interior, atingindo toda a faixa Leste e Litoral da região.