Projeto oferece cursos gratuitos para trabalhar em navios e cruzeiros
O Projeto Jovens Tripulantes está com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação de tripulantes de navios e cruzeiros. Ao todo, são 150 vagas disponíveis para interessados entre 18 e 45 anos que gostariam de ganhar em dólar ou euro e conhecer o mundo trabalhando a bordo de transatlânticos. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial até o dia 8 de agosto.
O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Tripulantes de Navios (ABTN), em parceria com a Deck4, plataforma de educação à distância (EAD) para formação de tripulantes de navios. O objetivo é preparar os candidatos para as oportunidades de emprego na temporada de cruzeiros 2022/2023, que será a maior do Porto de Santos nos últimos 10 anos, com mais de 11 mil vagas geradas.
Os cursos online gratuitos são ministrados por profissionais do mercado da hotelaria marítima, que ensinam desde os conceitos básicos da profissão até as habilidades específicas exigidas pelas companhias marítimas. Os cursos têm duração de três meses e abrangem as áreas de recepção, restaurante, bar, cozinha, limpeza, recreação e entretenimento.
Os candidatos devem ter ensino médio completo, inglês intermediário ou avançado e disponibilidade para embarcar por períodos de seis a nove meses. Além disso, devem ter perfil dinâmico, comunicativo e adaptável às diferentes culturas e rotinas.
O projeto prioriza a inclusão e a diversidade, dando preferência para brasileiros negros, trans, descendentes dos povos originários, LGBTs, refugiados e imigrantes com passaporte brasileiro e pessoas que já foram acolhidas em abrigos quando crianças ou adolescentes.
A lista final de aprovados será divulgada no dia 10 de agosto e os salários podem variar de R$ 4.500 a R$ 15.000, dependendo da função e do nível de inglês que o tripulante apresentar. Os selecionados também terão direito a alimentação, alojamento, assistência médica e odontológica a bordo.
Para se inscrever ou obter mais informações sobre o Projeto Jovens Tripulantes, basta acessar o site www.jovenstripulantes.com.br.