Rodízio de veículos em São Paulo volta a valer na próxima segunda-feira(8)
A restrição estava suspensa desde 26 de dezembro por conta das festas de final de ano e férias escolares
Os motoristas que circulam pela cidade de São Paulo devem ficar atentos, pois o rodízio municipal de veículos volta a valer nesta segunda-feira (8). A restrição estava suspensa desde 26 de dezembro de 2023 por conta das festas de final de ano e férias escolares.
O rodízio proíbe a circulação de veículos de passeio e caminhões em determinadas áreas e horários da cidade, de acordo com o final da placa. O objetivo é reduzir o trânsito e a poluição na capital paulista.
As regras do rodízio são as seguintes:
- Das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados;
- Não podem circular no centro expandido da cidade os veículos com placas finalizadas em:
- 1 e 2 às segundas-feiras;
- 3 e 4 às terças-feiras;
- 5 e 6 às quartas-feiras;
- 7 e 8 às quintas-feiras;
- 9 e 0 às sextas-feiras.
- O centro expandido compreende as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Os motoristas que desrespeitarem o rodízio estão sujeitos a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação. A fiscalização é feita por meio de radares e agentes de trânsito.
A Prefeitura de São Paulo informou que a suspensão do rodízio não afetou a qualidade do ar na cidade, pois houve uma redução de 30% no volume de veículos nas ruas durante o período. A administração municipal também afirmou que a medida contribuiu para a mobilidade urbana e para a segurança viária.