Capital

Rodízio de veículos em SP volta a valer na segunda-feira(8)

A restrição de circulação de automóveis estava suspensa desde o dia 22 de dezembro por conta dos feriados de Natal e Ano Novo

Os motoristas que circulam pela cidade de São Paulo devem ficar atentos, pois o rodízio municipal de veículos volta a valer na próxima segunda-feira (8). A restrição de circulação de automóveis estava suspensa desde o dia 22 de dezembro por conta dos feriados de Natal e Ano Novo.

O rodízio municipal de veículos é uma medida que visa reduzir o trânsito e a poluição na capital paulista, restringindo a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade, de segunda a sexta, nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

O rodízio é baseado no final da placa dos veículos, que ficam impedidos de circular no Centro Expandido, que compreende as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A restrição de circulação de automóveis estava suspensa desde o dia 22 de dezembro por conta dos feriados de Natal e Ano Novo(Nivaldo Lima – SP AGORA)

As regras do rodízio são as seguintes:

  • Segundas-feiras: placas com final 1 e 2;
  • Terças-feiras: placas com final 3 e 4;
  • Quartas-feiras: placas com final 5 e 6;
  • Quintas-feiras: placas com final 7 e 8;
  • Sextas-feiras: placas com final 9 e 0.

Os motoristas que desrespeitarem o rodízio estão sujeitos a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação. A fiscalização é feita por meio de radares e agentes de trânsito.

Siga nosso canal no Whatsapp

O rodízio municipal de veículos não se aplica aos veículos de transporte coletivo e de lotação, motocicletas e similares, táxis, transporte escolar, guinchos, ambulâncias, policiamento, corpo de bombeiros e outros veículos isentos, mediante cadastro prévio.

O rodízio municipal de veículos é suspenso nos feriados e nos dias entre o Natal e o Ano Novo, para facilitar o deslocamento das pessoas que viajam ou visitam parentes e amigos. No entanto, o rodízio continua valendo normalmente para os veículos pesados (caminhões) e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Para evitar o rodízio municipal de veículos, os motoristas podem optar por outras formas de transporte, como ônibus, metrô, trem, bicicleta ou aplicativos de carona. Eles também podem planejar o seu trajeto com antecedência, evitando as vias restritas e os horários de pico.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios