Brasil

Lula decreta luto oficial de três dias em memória de Zagallo

Lula se manifestou neste sábado (6), em rede social. Zagallo morreu na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

O Brasil está de luto pela morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão do mundo no futebol. O decreto de luto oficial de três dias foi anunciado neste sábado (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra no Diário Oficial.

O Brasil decreta luto oficial de três dias pelo ídolo que marcou gerações com seu futebol(Divulgação – CBF)

Zagallo morreu às 23h41 desta sexta-feira (5), por falência múltipla dos órgãos, aos 92 anos. Ele estava internado desde o final do ano passado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro.

Zagallo foi um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial. Como jogador, foi bicampeão mundial em 1958 e 1962, sendo o primeiro brasileiro a marcar um gol em uma final de Copa do Mundo. Como técnico, foi campeão mundial em 1970, com a seleção considerada a melhor de todos os tempos, e em 1994, como coordenador técnico. Além disso, foi vice-campeão mundial em 1998 e medalha de bronze em 1974.

Zagallo também teve uma carreira vitoriosa nos clubes. Começou no América, mas se consagrou no Flamengo e no Botafogo, onde foi campeão estadual, nacional e continental. Como treinador, dirigiu o Flamengo, o Fluminense, o Vasco, o Botafogo, o Al Hilal, o Kuwait, o Bangu, o Portuguesa, o Al Ahli e o Al Gharafa.

Siga nosso canal no Whatsapp

Zagallo foi um símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Ficou famoso pelo seu otimismo e pela sua fé no número 13, que considerava seu amuleto da sorte. Era conhecido como o Velho Lobo, pela sua liderança e sabedoria. Foi homenageado pela FIFA com a Ordem de Mérito em 1992, a mais alta honraria da entidade máxima do futebol.

O presidente Lula manifestou sua tristeza e seu respeito pelo Zagallo, nas redes sociais. “Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país. Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos fãs do Zagallo. Ele vai fazer muita falta”, escreveu Lula.

O corpo de Zagallo foi velado na manhã deste sábado, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, com a presença de familiares, amigos, autoridades e personalidades do futebol. O sepultamento ocorreu à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios