São Paulo planeja ampliar capacidade do Estádio do Morumbi para se tornar o maior do Brasil
O São Paulo Futebol Clube está planejando uma medida ambiciosa para sua torcida, alinhada ao slogan de “O mais popular” adotado pela direção do clube. Segundo informações do jornalista Paulo Vinícius Coelho, conhecido como PVC, em sua coluna no UOL, o Tricolor Paulista tem como meta ampliar a capacidade do Estádio do Morumbi de 66 mil (64 mil liberados pela Polícia) para incríveis 80 mil torcedores. Essa medida faria do São Paulo o clube com o maior estádio do Brasil.
De acordo com a reportagem, a ideia para a ampliação do estádio seria semelhante ao que foi feito pelo River Plate em seu estádio, o Monumental de Ñunez, na Argentina. O gramado seria rebaixado e o setor do anel inferior ficaria mais próximo ao campo. Com o aumento da capacidade, o São Paulo não só se tornaria o clube com o maior estádio do Brasil, mas também o segundo maior do continente, ficando atrás apenas do campo do River Plate.
Para viabilizar essa obra grandiosa, o São Paulo está planejando uma parceria com um Fundo de Investimentos. Além disso, contará com o apoio da prefeitura, que deve iniciar obras para a construção de dois piscinões e a mudança de curso do córrego Antonico, que atualmente passa abaixo do estádio.
A duração das obras está prevista inicialmente para oito meses, o que levaria o clube a mandar seus jogos em outro local durante esse período. Segundo PVC, já existe uma carta de intenções assinada com o Pacaembu, que tem previsão de reinauguração em 25 de janeiro de 2024, com capacidade para 25 mil espectadores.
Outra ideia da direção do São Paulo é aproveitar o alto número de shows que ocorrem no Brasil. O Estádio do Morumbi já recebeu shows do Coldplay e tem apresentações do Rebelde e Red Hot Chili Peppers agendadas para novembro. O planejamento é incluir módulos para espetáculos com capacidade de até 25 mil pessoas, além de possibilitar a realização de eventos para até 80 mil pessoas em casos de bandas de grande alcance, como o Coldplay.
A direção do clube pretende manter os setores populares, com os preços atualmente praticados. O São Paulo estima que atualmente possui 14 mil lugares reservados para a camada mais popular de torcedores.
No entanto, o início das obras ainda não tem uma previsão definida, pois dependerá do novo presidente eleito ou da provável reeleição de Julio Casares. O projeto tem como objetivo viabilizar a ampliação do estádio e colocá-lo em prática até 2024, proporcionando uma experiência ainda mais grandiosa para os torcedores são-paulinos.