São Paulo

Túnel Santos-Guarujá: uma obra esperada há quase um século

O projeto que prevê a construção de um túnel submerso entre as duas cidades do litoral paulista foi anunciado pelo presidente Lula e pelo governador Tarcísio de Freitas e deve ficar pronto até 2028.

Tarcísio de Freitas se reuniu com executivos de grupos interessados em obra de quase R$ 6 bilhões no litoral(Governo do Estado de São Paulo)

A ligação seca entre Santos e Guarujá, duas cidades separadas pelo canal do estuário no litoral de São Paulo, é um sonho antigo dos moradores e dos visitantes da região. Há quase 100 anos, projetos para construir um túnel ou uma ponte entre as duas margens são discutidos, mas nunca saíram do papel. Agora, essa história pode mudar.

No dia 11 de fevereiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciaram que vão construir um túnel submerso para ligar Santos e Guarujá, com um investimento estimado em quase R$ 6 bilhões. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizada com recursos da União e do Estado, que arcarão com 50% dos custos cada um. O restante será financiado por meio de uma concessão à iniciativa privada, que ficará responsável pela operação do túnel.

O projeto prevê que o túnel tenha 1.700 metros de extensão, sendo 860 metros submersos, por baixo do canal do estuário. O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuadores para imersão, encaixe e fixação da estrutura no leito do canal, que também terá a profundidade ampliada. O túnel terá três faixas de rolagem por sentido, e um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.

O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que cerca de 150 mil veículos passem pelo local diariamente. Atualmente, cerca de 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá todos os dias, usando as balsas que fazem a travessia pelo canal. O serviço, no entanto, é lento, caro e insuficiente para atender à demanda, gerando longas filas e espera.

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O objetivo do projeto é facilitar a mobilidade entre as duas cidades, reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a qualidade de vida dos moradores, estimular o turismo e o comércio na região, e integrar o sistema viário com o porto de Santos, o maior da América Latina. O túnel também vai contribuir para a preservação ambiental, pois vai diminuir a emissão de poluentes e o risco de acidentes com as embarcações que circulam pelo canal.

A consulta pública do projeto deve ser lançada em março, com previsão de leilão ao longo do segundo semestre. A obra deve começar em 2025 e ficar pronta até 2028. O túnel será o primeiro do tipo no Brasil e o quarto no mundo, seguindo exemplos de países como Holanda, China e Coreia do Sul.

A obra do túnel Santos-Guarujá foi um dos destaques da missão do Governo de São Paulo na Europa, que teve como objetivo atrair investidores e operadores para os projetos de infraestrutura do Estado. A comitiva paulista, liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, se reuniu com representantes de grupos interessados na obra, como a joint-venture holandesa Tec Tunnel, especializada em túneis imersos. A missão também apresentou propostas para parcerias de trens e linhas de metrô.

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