Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Veja como cuidar da saúde da boca em cada etapa da vida

Caroline Souza

(Agência Brasil/Reprodução)

Bons hábitos alimentares, higiene e limpeza dos dentes são pontos importantes para a prevenção da saúde da boca. Estes fatores quando levados a sério evitam problemas orais, como mau hálito e cárie.

Os cuidados especiais variam de acordo com a faixa etária. Pensando nisso, a GOU Odonto, rede de clínicas odontológicas com mais de 100 unidades pelo Brasil, criou um serviço exclusivo para o acompanhamento dental conforme a idade do paciente.

Chamado de GOU Family, o serviço possui atendimentos para gestantes, crianças, adolescentes, adultos, idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com síndrome de Down, fumantes e cliente com odontofobia.

Abaixo, a Dra. Edrielle Santana, consultora técnica da rede de franquias, destaca os principais cuidados para a saúde bucal entre 0 e 100 anos.

0 a 10 anos: Na infância, problemas com cárie são comuns. O ideal é fazer a higienização bucal com creme dental que contém flúor. Além disso, a quantidade de utilização do produto varia de acordo com a idade e deve ser recomendada por um profissional. No caso dos bebês, a limpeza da gengiva deve ser realizada após as mamadas com uma gaze umedecida. Para prevenir o aparecimento de problemas orais, o melhor é acompanhar e verificar se as crianças estão fazendo a limpeza corretamente. A escova, creme e fio dental são acessórios essenciais para o processo. Também é necessário visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano e manter uma alimentação equilibrada.

11 a 20 anos: Com a chegada da adolescência, o cuidado com os dentes é deixado de lado e isto causa uma maior incidência de cáries. Nesta fase da vida, além dos danos dentários, outros problemas bucais podem aparecer como a gengivite ou a má oclusão – o não encaixe entre as arcadas dentárias. Para que isto não ocorra, é ideal realizar uma boa escovação e ter bons hábitos alimentares, além de fazer o acompanhamento com um profissional. Somente com estas duas atitudes é possível prevenir as enfermidades orais.

20 a 50 anos: Os dentes na vida adulta possuem um desgaste natural. As principais doenças nesta faixa etária são as doenças de gengivais, ronco e o bruxismo. É necessária a visita regular ao dentista para que seja feita limpezas e técnicas de higienização. Em relação ao ronco é preciso uma avaliação de um especialista e uso de placas para facilitar a entrada do ar. O mesmo procedimento ocorre com o bruxismo.

50 a 100 anos: A saúde bucal na terceira idade é um reflexo de todo o cuidado da boca durante a vida inteira. Se forem priorizados os hábitos saudáveis, as visitas ao dentista com regularidade e a limpeza correta é provável que os dentes estejam fortes e saudáveis no decorrer dos anos. Caso, a saúde dental tenha sido deixada de lado, a chance de a arcada dentária incomodar nesta faixa etária é grande. A sensibilidade, falta de vitamina, boca seca e o câncer de boca são as principais doenças que aparecem entre os 50 e 100 anos. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Please Login to comment
1
×
Fale agora com nossa equipe!