Confiança do setor de serviços cai de julho para agosto
Por Vitor Abdala

- Mentoria para empreendedores que muda tudoDescubra como a mentoria para empreendedores pode transformar seu negócio! Aprenda segredos valiosos e alcance o sucesso que você sempre desejou.
- Peixe ao molho cítrico incrível: Receita fácil, pronta em menos de 30 minutos!Descubra como preparar um delicioso Peixe ao molho cítrico em menos de 30 minutos! Uma receita fácil que vai surpreender seu paladar e animar suas refeições!
- Empreendedorismo sustentável para um futuro melhorDescubra como o empreendedorismo sustentável pode transformar seu futuro e ajudar o planeta. Não perca essa chance de mudar o mundo!
- Camarão Delicioso em 15 Minutos com Ingredientes deDespensa e Sem FogãoDescubra como fazer um delicioso camarão em apenas 15 minutos com ingredientes que você já tem! Sem fogão e super fácil, você vai querer experimentar!
- Policial do Choque e dois criminosos morrem em tiroteio na Grande SPConfronto ocorreu durante operação para prender foragido da Interpol em Suzano; outro PM ficou ferido e dois suspeitos foram presos
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,1 ponto de julho para agosto deste ano e atingiu 92,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A queda veio depois de duas altas consecutivas.
Nove das 13 principais atividades do setor de serviços pesquisadas tiveram queda na confiança. O Índice de Expectativas, que mede a confiança nos próximos meses, recuou 2,3 pontos e atingiu 95,3 pontos.
O Índice da Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, ficou estável este mês nos 89,4 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços caiu 0,6 ponto percentual, para 81,8%.
Segundo o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, o resultado mostra que os empresários voltaram a ficar cautelosos com os próximos meses, enquanto o volume de serviços no momento continua melhorando lentamente. Para ele, a recuperação do setor deve continuar gradual, sem perspectivas de aceleração no curto prazo.