Anatel libera 5G em mais de 100 cidades brasileiras
A partir do dia 31 de julho, 102 novas cidades brasileiras poderão ter acesso à internet móvel de quinta geração, o 5G. A liberação foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última quarta-feira (26).
Com isso, o 5G estará disponível em 1.712 municípios em todo o país, sendo que 184 deles já contam com a versão “pura” da tecnologia, chamada de “standalone”, que oferece mais velocidade e menor tempo de resposta.
O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e promete revolucionar a indústria, os carros autônomos, os ambientes de realidade virtual, a telemedicina, entre outras áreas (Anatel). A tecnologia também permite conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, semáforo e relógio.
No entanto, para que o 5G chegue a todos os municípios do Brasil, ainda vai levar um tempo. A previsão é que isso aconteça somente em dezembro de 2029 (G1). Isso porque as operadoras devem instalar as antenas necessárias para que o serviço possa ser acessado.
No início deste mês, a ativação do sinal no Brasil completou exatamente um ano. Desde então, o 5G já alcançou 10 milhões de usuários no país. Essa marca demorou pouco mais de dois anos para ser batida com o 4G, antecessor da nova tecnologia. Os dados são do Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis) (Gov.br).
Para usar o 5G, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia e um plano de dados que inclua o serviço. Além disso, é necessário estar em uma área com cobertura do sinal. A Anatel disponibiliza um mapa com todas as antenas do 5G no país.