Mundo

Papa Francisco se encontra com jovens ucranianos em Portugal

O Papa Francisco se reuniu nesta quinta-feira (3) com 15 jovens peregrinos da Ucrânia em Lisboa, cidade que recebe a edição de 2023 da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os jovens foram acompanhados por Denys Kolada, assessor de diálogo com organizações religiosas do governo ucraniano, e o encontro durou cerca de 30 minutos.

Os jovens ucranianos fazem parte de um grupo de 500 peregrinos que vieram a Portugal para participar da JMJ, um evento internacional que reúne milhões de jovens católicos de todo o mundo a cada três anos em uma cidade escolhida pelo Papa. A última edição foi realizada no Panamá, em 2019, e a próxima será em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Durante o encontro, os jovens contaram ao Papa sobre as dificuldades que enfrentam em seu país, marcado por um conflito armado entre as forças governamentais e os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia. Eles também falaram sobre a sua fé, a sua esperança e os seus projetos de vida.

O Papa Francisco manifestou a sua proximidade aos jovens em forma de “dor e orações”. Ele disse que os acompanha com o coração e que reza pela paz na Ucrânia. Ele também os encorajou a serem testemunhas do Evangelho e a construírem pontes de diálogo e fraternidade.

Siga nosso canal no Whatsapp

Ao fim da reunião, o Papa e os jovens rezaram juntos o Pai Nosso, cada um em sua própria língua. O Papa também abençoou os jovens e lhes entregou rosários como lembrança do encontro.

O Papa Francisco está em Portugal desde quarta-feira (2), por ocasião da JMJ Lisboa 2023. Durante a sua estadia, ele terá uma agenda intensa de encontros e celebrações com os jovens, as autoridades, a sociedade civil, o corpo diplomático, os bispos, os sacerdotes, os consagrados, os seminaristas e os agentes pastorais. Ele também visitará a Universidade Católica Portuguesa, a sede das Scholas Occurrentes (uma rede mundial de escolas promovida pelo Papa), alguns centros de assistência socio-caritativa e o Colégio de S. João de Brito, onde se encontrará com os membros da Companhia de Jesus.

Um dos momentos mais esperados da viagem será a visita do Papa ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia 5 de agosto. O Papa rezará o terço com os jovens doentes na Capelinha das Aparições, onde se venera a imagem da Virgem Maria que teria aparecido aos três pastorinhos em 1917. O Papa Francisco já esteve em Fátima em 2017, por ocasião do centenário das aparições.

O ponto alto da JMJ será a missa final no Parque Tejo, no dia 6 de agosto, onde o Papa anunciará a próxima cidade-sede do evento. Antes disso, ele participará da cerimônia de acolhimento, da via-sacra e da vigília com os jovens no Parque Eduardo VII.

Esta será a quarta visita de um Papa a Portugal, depois das realizadas por Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010). O Papa Francisco já esteve no país em 2017, como mencionado, mas apenas em Fátima. Agora ele terá a oportunidade de conhecer melhor Lisboa e outras cidades portuguesas.

A visita do Papa Francisco a Portugal é uma ocasião especial para fortalecer os laços entre a Igreja Católica e o povo português, que tem uma forte tradição religiosa e cultural. É também uma oportunidade para os jovens de todo o mundo se encontrarem com o sucessor de Pedro e testemunharem sua fé e seu entusiasmo pela vida.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios