Boulos recebe apoio do PT para disputar a prefeitura de São Paulo em 2024
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ganhou o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser o candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de 2024. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (5) no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de SP, no bairro da Liberdade, onde filiados e militantes se reuniram para debater a organização partidária e tática eleitoral.
O apoio do PT a Boulos é histórico, pois será a primeira vez que o partido não lançará candidato próprio para a prefeitura da capital paulista, onde tem uma forte presença desde 1985. O PT indicará o candidato a vice na chapa de Boulos, mas o nome ainda não foi definido. A candidatura também terá apoio da Rede e possivelmente do PCdoB.
O apoio do PT a Boulos tem o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia declarado sua preferência pelo deputado do PSOL há algum tempo. Lula considera Boulos uma liderança de esquerda capaz de enfrentar os desafios da maior cidade do país.
No entanto, nem todos os petistas concordam com a aliança. O deputado federal Jilmar Tatto, que foi candidato do PT em 2020, criticou a decisão e disse que o partido perde espaço e identidade ao apoiar Boulos. Ele também reclamou da falta de reciprocidade do PSOL em outras cidades e estados.
A disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024 deve contar ainda com outros nomes, como a deputada Tabata Amaral (PSB) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tem se aproximado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deve ter o PL na vice.
Se depender de mim ele não ganha nem pra síndico de prédio.
Já tivemos uma experiência péssima com PT na prefeitura de São Paulo