Esportes

Atlético-MG e São Paulo: um duelo de altos e baixos no Brasileirão

As duas equipes se enfrentaram neste sábado, no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, com vitória do Galo por 2 a 1

O Atlético-MG e o São Paulo são dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, com vários títulos nacionais e internacionais no currículo. No entanto, nos últimos anos, as duas equipes têm vivido momentos de altos e baixos no Campeonato Brasileiro, alternando entre a briga pelo título e a decepção com as campanhas irregulares.

As duas equipes se enfrentaram neste sábado(2), no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, com vitória do Galo por 2 a 1(Pedro Souza – Atlético)

Neste sábado, no Mineirão, pela 37ª rodada do Brasileirão, o Atlético-MG levou a melhor e venceu o São Paulo por 2 a 1, com gols de Hulk e Paulinho para o Galo e Luciano para o Tricolor. Com o resultado, o Atlético-MG empatou com o Palmeiras na liderança da tabela, ambos com 66 pontos, mas o time alviverde leva vantagem no saldo de gols. O São Paulo caiu para a nona posição, com 50 pontos. O jogo foi marcado por emoções no final, com um pênalti polêmico para o São Paulo e um gol nos acréscimos para o Atlético-MG.

O Atlético-MG, que já foi campeão brasileiro em 1971, 2012 e 2019, busca o seu quarto título nacional, mas depende de um tropeço do Palmeiras, neste domingo, contra o Fluminense, para chegar à última rodada com chance de título, que pode ser definido a favor da equipe paulista pelo segundo critério de desempate. O Galo tem o melhor ataque da competição, com 70 gols marcados, sendo 30 deles da dupla Hulk e Paulinho, que se destacam como artilheiros do time.

O São Paulo, que já foi campeão brasileiro em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, busca se recuperar de uma temporada decepcionante, em que não conseguiu brigar pelo título e nem se classificar para a Libertadores. O Tricolor tem o pior aproveitamento entre os dez primeiros colocados, com 45,5%, e o segundo pior ataque, com 38 gols marcados, sendo 11 deles de Luciano, que é o artilheiro do time.

Siga nosso canal no Whatsapp

Essa foi a segunda vez que as duas equipes se enfrentaram neste ano, pela mesma competição. No primeiro turno, o São Paulo venceu o Atlético-MG por 2 a 0, no Morumbi, com gols de Rigoni e Pablo. Na ocasião, o Tricolor estava na quarta posição, com 31 pontos, enquanto o Galo estava na liderança, com 42 pontos.

No ano passado, o São Paulo goleou o Atlético-MG por 3 a 0, no Morumbi, pela 26ª rodada do Brasileirão, com gols de Igor Gomes, Gabriel Sara e Toró. Com o resultado, o Tricolor abriu sete pontos de vantagem para o Galo na liderança. O São Paulo tinha 53 pontos, enquanto o Atlético-MG estacionava com 46 e via a liderança mais longe. No entanto, o São Paulo não conseguiu manter o ritmo e acabou perdendo o título para o Flamengo, ficando na quarta posição. O Atlético-MG terminou em terceiro lugar.

Em 2018, o São Paulo perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0, fora de casa, e deixou de liderar o Brasileirão porque o Internacional ganhou do Flamengo e assumiu a ponta. O time gaúcho tinha os mesmos 46 pontos da equipe paulista, mas levava vantagem no saldo de gols. O gol do Atlético-MG foi marcado por Róger Guedes, aos 37 minutos do segundo tempo. No final da competição, o São Paulo ficou em quinto lugar, enquanto o Atlético-MG ficou em sexto.

O Atlético-MG também venceu o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro Feminino, por 1 a 0, no Castor Cifuentes, pela quarta rodada da competição. O gol da vitória foi marcado por Ludmila, aos 38 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Atlético-MG alcançou a terceira vitória consecutiva e subiu para a sexta posição na tabela, com 12 pontos, empatado com o São Paulo, que ficou em sétimo lugar pelo critério de desempate.

O duelo entre Atlético-MG e São Paulo é um dos mais equilibrados do futebol brasileiro, com 34 vitórias para cada lado e 28 empates em 96 jogos disputados. No Brasileirão, são 63 jogos, com 24 vitórias para o Galo, 23 para o Tricolor e 16 empates. Os dois times já se enfrentaram em outras competições, como a Copa do Brasil, a Libertadores e a Recopa Sul-Americana, com momentos de glória e de frustração para ambos os lados.

O próximo confronto entre as duas equipes será no dia 5 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão, no Morumbi. O jogo pode valer o título para o Atlético-MG, caso o Palmeiras tropece na penúltima rodada. O São Paulo, por sua vez, tentará terminar o campeonato com dignidade e buscar uma vaga na Sul-Americana. Será mais um capítulo dessa história de altos e baixos entre dois gigantes do futebol brasileiro.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios