Política

Bolsonaro vai apoiar Nunes para a Prefeitura de São Paulo, diz Valdemar

Ex-presidente deve indicar o vice da chapa do atual prefeito, que busca a reeleição em 2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai apoiar a campanha de reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para a Prefeitura de São Paulo, segundo afirmou o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, ao jornal “Folha de S.Paulo” e ao blog neste sábado (23).

De acordo com Valdemar, Bolsonaro deve indicar o vice da chapa de Nunes, que ainda não foi definido. A escolha do nome, porém, deve acontecer apenas em março, segundo um assessor do ex-presidente.

Ex-presidente deve indicar o vice da chapa de Ricardo Nunes, que busca a reeleição em 2024(Montagem – SP AGORA)

Nunes, que apoiou Bolsonaro na eleição presidencial de 2022, tem buscado o apoio do ex-presidente, que teve 3,2 milhões de votos na cidade de São Paulo no 2º turno da disputa (Lula teve 3,7 milhões).

“Eu quero, é importante que tenha o apoio do presidente Bolsonaro. É fundamental o apoio do presidente Bolsonaro”, disse Nunes num vídeo de uma entrevista divulgado pelo prefeito no Instagram. “O projeto da eleição da maior cidade do Brasil ele é fundamental, tem que ter um olhar especial porque o que resulta aqui repercute no Brasil inteiro (…) Agora, é no tempo dele”.

Siga nosso canal no Whatsapp

Nunes foi eleito vice-prefeito em 2020 na chapa de Bruno Covas (PSDB), e assumiu definitivamente o comando da cidade após a morte do então prefeito, aos 41 anos, vítima de câncer. Antes, foi vereador por dois mandatos.

E Ricardo Salles?

Caso se decida por Nunes, Bolsonaro vai preterir um de seus mais fiéis apoiadores e correligionário – o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que também pretende disputar a Prefeitura de São Paulo.

Num indício de que isso pode acontecer, Bolsonaro usou de subterfúgios quando, ao lado de Salles, foi solicitado a comentar a frase “São Paulo é Ricardo, mas Ricardo Salles”:

“Muita gente gosta do Salles, e eu também sou simpático a ele – foi meu ministro, fez um excelente trabalho lá no Meio Ambiente, e seria uma oportunidade de recompensá-lo, né? Se bem que é muito trabalho que tem aí uma vez eleito prefeito. Agora, São Paulo merece realmente um nome de uma pessoa que vá realmente fazer pelo município, e não fazer muito pelo partido”.

O que dizem os especialistas?

Para os analistas políticos, o apoio de Bolsonaro a Nunes pode ter vantagens e desvantagens para o atual prefeito, que enfrentará uma forte oposição de partidos de esquerda e centro-esquerda, como PT, PSOL e PSB.

Por um lado, Bolsonaro pode transferir parte de seu eleitorado fiel para Nunes, que teria mais chances de chegar ao 2º turno. Por outro lado, Bolsonaro pode afastar os eleitores moderados e independentes, que rejeitam o ex-presidente e suas políticas.

Além disso, Bolsonaro pode trazer consigo uma série de polêmicas e crises, que podem prejudicar a imagem de Nunes e sua gestão à frente da Prefeitura. Bolsonaro é alvo de diversas investigações, como a CPI da Covid, que apura sua responsabilidade na pandemia, e o inquérito das fake news, que apura sua participação em uma rede de disseminação de notícias falsas e ataques às instituições democráticas.

Conclusão

O apoio de Bolsonaro a Nunes para a Prefeitura de São Paulo é uma incógnita que pode definir o rumo das eleições municipais de 2024. O ex-presidente pode ser um aliado ou um adversário para o atual prefeito, que busca a reeleição. Tudo dependerá da conjuntura política, da opinião pública e da capacidade de Nunes de se diferenciar de Bolsonaro, sem perder seu apoio.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios