Chuva forte provoca granizo e transbordamento de rio
A chuva forte que atingiu a região metropolitana de São Paulo no fim da tarde de hoje (18) veio acompanhada de ventos fortes, raios e granizo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP) colocou a maior parte da Capital Paulista em estado de atenção para alagamentos.
Pelas redes sociais, moradores relataram queda de granizo.
A chuva começou forte pela Zona Leste, atingindo Guarulhos, e avançou sobre as áreas norte, central e oeste. Segundo Michael Pantera, do CGE-SP, o volume de chuvas chegou perto de 30mm, um índice pluviométrico considerado alto, segundo relatou à TV Band.
O Corpo de Bombeiros costuma atualizar ocorrências em tempo real pelo Twitter, mas, ao longo deste dia, nenhuma publicação no perfil oficial foi realizada. Nem mesmo durante a chuva forte.
O temporal aconteceu após uma tarde de calor, em que as temperaturas superaram 32ºC.
Transbordamento de rio
Na zona norte, o Córrego Mandaqui transbordou. Por isso, o CGE-SP colocou a região da Casa Verde em Estado de Alerta.
O transbordamento aconteceu perto do cruzamento da Avenida Engenheiro Caetano Alvares com a rua Zilda.
Pelo menos seis pontos de alagamento foram contabilizados pelo CGE-SP. Em Santana, a travessa Oswaldo Nazareno Lupattelli ficou debaixo d’água. No Centro, a avenida Rio Branco teve o asfalto tomado pela enxurrada.
Já na zona oeste, região com maior número de registros, houve alagamentos na Avenida Ordem e Progresso, na Avenida Sumaré, na Avenida Pompéia e na Marques de São Vicente.
Por volta de 19h30, apenas a Marques de São Vicente permanecia intransitável, segundo o CGE-SP.