Economia

Como Aproveitar a Black Friday

O dia da Black Friday no Brasil se aproxima. Sites e lojas online já anunciam ofertas e os consumidores se preparam para fazer ótimos negócios. Dia 25 de Novembro pode ser o momento ideal para garantir aquele produto ou serviço que há tempos o consumidor está namorando. No entanto, vale a pena fazer um pouco de pesquisa e ter uma dose extra de cautela para não cair na famosa Black Fraude.

A principal dica, conforme destaca a gerente de Operações da mybest Brasil, Ana Barros, é priorizar marcas e produtos de qualidade. “A Black Friday só vale a pena quando você encontra um produto bom que realmente está em promoção. Comprar produto genérico ou ruim, só porque está barato, é meio caminho para se arrepender de uma compra”, comenta.

Como Aproveitar a Black Friday
Ana Barros, gerente de operações da mybest Brasil, dá dicas para aproveitar promoções reais e não cair em fraudes(Foto: Divulgação)

Após 4 anos acompanhando de perto as ofertas da Black Friday dos principais e-commerces do Brasil, Barros alerta para riscos piores que comprar um produto de má qualidade. De acordo com ela, alguns sites podem se aproveitar desse momento em que as pessoas estão em busca de promoções para criar ofertas falsas e tentar roubar os dados do usuário, ou até mesmo fazê-lo comprar um produto que nunca chegará em sua casa.

“Para evitar esse tipo de golpe, a dica é sempre comprar em sites conhecidos”, destaca. Outra orientação para o consumidor garantir a segurança da transação é conferir no navegador, ao lado direito da barra de endereços, se há o símbolo de um cadeado, um indicativo de que o site é seguro.

Siga nosso canal no Whatsapp

Black Friday de verdade

Ao receber e-mails e mensagens em redes sociais e WhatsApp com “promoções imperdíveis”, o consumidor deve desconfiar. No caso do e-mail, é importante verificar o endereço de quem enviou a informação. Se for de uma conta empresarial, de uma loja conhecida, as chances de ser uma promoção real são maiores.

No caso de WhatsApp ou redes sociais, só se deve clicar em links enviados por pessoas confiáveis. Tomando esses cuidados, vai ser difícil cair em uma armadilha!

Para saber quais são as lojas com as melhores promoções, uma dica é acompanhar o prêmio “Black Friday de Verdade”, que desde 2017 elege as melhores lojas nos quesitos preço, entrega, atendimento e facilidade de compra. Os ganhadores do prêmio estão neste link.(https://premio.blackfridaydeverdade.com.br)

Sem sair do orçamento

Fazer uma lista de desejos e estabelecer um orçamento limite são medidas para garantir que a pessoa não vai acabar endividada ou comprando coisas desnecessárias.

Lista pronta, vale verificar o preço normal dos produtos e então estabelecer a partir de qual valor valeria a pena investir em cada um deles.

O consumidor pode começar a monitorar o preço dos produtos desejados desde já. Assim, no dia da Black Friday, é possível saber se os produtos realmente estão mais baratos que o comum e fugir das ofertas de fachada. Alguns sites informam o histórico de preços dos produtos e isso também pode ajudar!

Outra dica é aproveitar a Black Friday para adiantar a compra dos presentes de Natal. Vale a pena colocar isso na lista também!

Agilidade na compra

Durante a Black Friday é comum que os sites fiquem congestionados devido ao grande número de pessoas que os acessam ao mesmo tempo. Além disso, muitos produtos podem esgotar ao longo do dia.

Por isso, quanto mais rápido a compra for finalizada, melhor. Para ganhar agilidade, é interessante antecipar o cadastro nos principais e-commerces e deixar os dados à mão. Assim, na hora da compra, diminui-se as chances de acabar perdendo uma boa promoção.

Apesar de ser indicado não demorar muito, também não é recomendado comprar sem conferir o preço em outros sites. Antes de fechar o negócio, vale fazer uma busca rápida pelo produto nos principais e-commerces e comparar os preços.

Além disso, antes do dia 25, pode-se conferir se as políticas de devolução serão as mesmas para os produtos vendidos com preço promocional. Seguindo essas dicas, dificilmente o consumidor se arrependerá de uma compra feita na Black Friday.

Confira 6 Dicas para aproveitar a Black Friday 2022:

Dê preferência para comprar em sites grandes e conhecidos

Desconfie de e-mails e mensagens que anunciam “promoções imperdíveis”

Faça uma lista e estabeleça um orçamento limite

Comece a monitorar os preços antecipadamente

Compare preços e verifique as condições de devolução e troca

Deixe seu cadastro feito nos principais sites de compras

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios