Entenda a importância de cuidar dos seus ossos
Fortalecer a estrutura de sustentação do nosso corpo ao longo dos anos é indispensável para a qualidade de vida a longo prazo
É de conhecimento público que ter uma vida fisicamente ativa é de extrema importância para nossa saúde, garantindo um corpo mais forte e resistente em diferentes situações cotidianas. Contudo, pouco se fala sobre como a prática regular de exercícios físicos também é benéfica para a saúde dos ossos – um dos grupos anatômicos mais importantes do corpo humano.
Conforme envelhecemos, o organismo naturalmente vai perdendo densidade óssea, tornando nossos ossos mais fracos gradativamente. A partir dos 35 anos de idade, estima-se que seja perdido cerca de 0,5% de massa óssea por ano; no caso das mulheres, essa perda é intensificada no período da menopausa, enquanto os homens passam por isso após os 50 anos.
Na terceira idade, os riscos de desenvolver osteoporose aumentam consideravelmente – especialmente quando já existe uma predisposição genética. A osteoporose é uma doença caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, condição causada pela perda abundante de massa óssea. A pessoa passa a sofrer fraturas com mais facilidade e acaba sofrendo grandes limitações em seu dia a dia, em alguns casos afetando até mesmo sua mobilidade.
Por isso, é importante que todos se atentem em adotar cuidados básicos com sua estrutura óssea desde a juventude. Quanto mais cedo as medidas preventivas forem adotadas, melhor para a saúde a longo prazo.
Como garantir ossos mais fortes?
O primeiro passo para garantir ossos mais fortes é a prática regular de exercícios físicos. Assim como eles são essenciais para o fortalecimento do corpo e para a saúde mental, a estrutura óssea também é diretamente beneficiada por uma rotina fisicamente mais ativa.
O sedentarismo acelera a perda de massa óssea, então a melhor forma de se prevenir desse risco é praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanalmente – por volta de duas horas e meia. Esse tempo pode ser distribuído ao longo de toda a semana, bastando 20 minutos de exercícios por dia para conquistar ossos mais fortes e resistentes.
A alimentação também desempenha um papel importante, já que existem algumas vitaminas e minerais essenciais para o fortalecimento dos ossos. As vitaminas D, A e K são as principais nesse quesito, além do cálcio, que é o componente mais abundante na estrutura óssea. Para isso, torna-se necessário incluir na dieta leite e derivados lácteos, vegetais de coloração verde-escura, peixes, castanhas e tomate com frequência.
A suplementação pode tornar esse processo mais fácil. Suplementos como o colágeno tipo 2 atuam diretamente na densidade óssea e reforçam o valor nutricional das refeições. Contudo, é importante consultar um médico previamente, pois todo tipo de suplementação precisa ser consumida com acompanhamento profissional e em dosagens controladas.