Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da covid-19
A live de Jair Bolsonaro (sem partido), da última quinta-feira (21), em que ele compartilha uma mentira sobre relação entre vacina contra a Covid-19 e Aids não está mais disponível nas contas do presidente no Facebook e no Instagram.
Ao acessar as páginas na manhã desta segunda-feira (25), os usuários são informados de que o conteúdo não está disponível e pode ter sido removido.
Na transmissão ao vivo, Bolsonaro mencionou uma mensagem falsa que diz que “uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”.
“Recomendo que leiam a matéria. Não vou ler aqui porque posso ter problemas com a minha live”, disse o presidente. A publicação é de um site que propaga ‘fake news’ e teorias da conspiração.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já negou a relação da vacina com a transmissão do vírus da Aids e reforçou a necessidade dos portadores do vírus se vacinarem contra a Covid-19.
Esta é a primeira vez que a empresa remove uma live semanal do presidente. Até hoje o Facebook só tinha derrubado um post de Bolsonaro relacionado à pandemia: um vídeo de março de 2020 em que ele citava o uso de cloroquina para o tratamento da doença e defesa do fim do isolamento social.
*com TV Cultura