Motivos e dicas para estudar medicina em Cuba

A medicina em Cuba é uma das mais completas e avançadas do mundo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Motivos e dicas para estudar medicina em Cuba
Foto:Pixabay

Se você é um dos estudantes que quer sair da zona de conforto, buscar novos horizontes para conseguir uma educação diferenciada, além de conhecer o mundo de forma ampla, é hora de pensar em fazer a sua graduação no exterior; e você pode optar por estudar em Cuba.

É possível estudar medicina em Cuba? Sim, principalmente medicina, pois o país é uma referência na América Latina nesta área, com excelentes programas médicos, bolsas de estudo e escolas médicas bem conceituadas.

E se você ainda continua se perguntando por que estudar medicina em Cuba, precisa saber que muitos estudantes internacionais escolhem o país como destino porque suas universidades estão na vanguarda da pesquisa médica em todo o mundo.

A medicina em Cuba é uma das mais completas e avançadas do mundo. Portanto, é uma boa ideia estudar a graduação neste país ou fazer uma pós-graduação. Mas se isso não for suficiente para você, aqui estão mais razões pelas quais a ilha do Caribe seria uma vantagem na sua educação.

A educação em Cuba é uma prioridade.

A reputação das 60 universidades públicas de Cuba cresceu nas últimas décadas graças ao compromisso do governo e de seu povo com a educação. São instituições que oferecem uma ampla gama de disciplinas e seus programas médicos são particularmente bons.

Três de universidades cubanas conquistaram lugares no ranking QS 2022 das melhores universidades da América Latina. Esta conceituada avaliação considera métricas como notoriedade acadêmica; reputação do empregador; proporção professor-aluno; ambiente internacional e qualidade da pesquisa.

As universidades cubanas têm um sistema de saúde de primeira linha.

Dada a reputação excepcional de Cuba no que diz respeito à educação médica, não é surpresa que também seja reconhecida por um sistema de saúde de classe mundial. Quão extraordinário é o atendimento à saúde em Cuba? O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz: “Cuba é o único país que possui um sistema de saúde estreitamente vinculado à pesquisa e ao desenvolvimento.” Quer você esteja buscando uma educação médica inovadora ou simplesmente desejando se beneficiar do amplo acesso do país aos serviços médicos, encontrará muito em Cuba.

A política e a história do país são fascinantes.


Cuba é uma ilha do Caribe, portanto não é surpreendente que tenha lindas praias de areia branca, vilas e cidades pitorescas e arquitetura impressionante, como muitos outros destinos dessa região do continente americano. Mas o que diferencia Cuba? Certamente é sua história notável, para começar.

Embora seja uma pequena ilha, é o lar de nove sítios do patrimônio mundial da UNESCO e outros três que constam na lista provisória. Estes lugares históricos, naturais, agrícolas e arquitetônicos significativos variam de fortalezas a restos de plantações de café. E, claro, nenhum assunto sobre Cuba está completo sem o reconhecimento de seu compromisso de longa data com o comunismo, com os embargos econômicos e pressões externas.

Não há nada como a música cubana.

A música cubana foi influenciada por diferentes culturas e estilos com origens europeias e africanas. Como resultado, a cena musical da ilha não é apenas única e vibrante, mas também está intrinsecamente ligada à vida cotidiana. Onde quer que você vá, pode esperar ouvir música ao vivo. Você já é fã do Buena Vista Social Club? Este é apenas o começo da sua experiência. De chá-chá-chá e conga a timba e trova, não há fim para os ritmos comoventes que você ouvirá enquanto estuda em Cuba.

Você vai melhorar suas habilidades em espanhol.

Se você deseja aprender espanhol ou melhorar suas habilidades no idioma, terá muitas oportunidades como estudante em Cuba. No entanto, vale a informação de que existe uma diferença entre o espanhol falado na Espanha e o falado na América Latina, principalmente em Cuba, que tem grande influência caribenha. No entanto, os especialistas em idiomas concordam que se você falar e entender o espanhol cubano, está em excelente forma, pois é amplamente considerado um dos sotaques mais desafiadores.

Se você quer estudar medicina em Cuba, terá que trabalhar para garantir sua vaga.

Décadas atrás, quem teria acreditado que um programa médico mundial seria gratuito e oferecido a você em um país com sistema político como o cubano? A maioria dos alunos que optam por estudar em Cuba vêm de outros países da América Latina e do Caribe, muitos dos quais assinaram acordos para facilitar estes estudos.

Mesmo assim, outras nações estão começando a reconhecer a atratividade de Cuba como parceiro de intercâmbio de ensino superior. Como exemplo, a África do Sul assinou um acordo para promover o intercâmbio acadêmico e estudantil com Cuba. Além disso, embora as complexas relações políticas entre os Estados Unidos e Cuba tenham restringido muito as viagens entre os dois países, estudantes e acadêmicos estão os isentos de restrições.

Com informações da viveenbuenosaires.com

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas