Saúde

Hospital de Campanha da FAB atende pacientes com dengue no DF

A unidade móvel foi montada em Ceilândia, a região mais afetada pela doença, e tem capacidade para 60 leitos e dois laboratórios.

A unidade móvel foi montada em Ceilândia, a região mais afetada pela doença(Ascom – FAB)

O Distrito Federal (DF) ganhou um reforço no combate à dengue, doença que já registrou mais de 29 mil casos e seis mortes na capital em 2024. Na segunda-feira (5), começa a funcionar o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado ao lado da UPA I de Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. A unidade móvel tem 60 leitos para atender pacientes com sintomas da doença, além de duas salas para hidratação e dois laboratórios para coleta e exames.

O Hospital de Campanha da FAB foi montado em tempo recorde, durante o fim de semana, com o apoio de uma aeronave KC-390 Millennium, que transportou insumos e militares para viabilizar o funcionamento da unidade. Ao todo, 29 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório, vão atuar na unidade, que deve funcionar por 45 dias.

O objetivo do Hospital de Campanha é desafogar as unidades de saúde da região, que estão sobrecarregadas com o aumento dos casos de dengue. Ceilândia é a região administrativa mais populosa do DF e também a que concentra o maior número de casos da doença, com mais de 7 mil registros.

O comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou que o Hospital de Campanha é uma forma de contribuir com a saúde pública do DF. “Nosso objetivo é desonerar as UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento] da região, visto que hoje o Distrito Federal concentra em torno de 20% dos casos de dengue do país”, disse.

Siga nosso canal no Whatsapp

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, agradeceu o apoio da FAB e afirmou que o Hospital de Campanha vai agilizar o atendimento aos pacientes com dengue. “É uma estrutura muito bem montada, com profissionais capacitados e equipamentos de ponta. Vai ser um grande diferencial para a população de Ceilândia e de todo o DF”, declarou.

Transmissão da dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir a zika, a chikungunya e a febre amarela. Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para uma forma grave, com sangramentos, queda da pressão arterial e choque. A dengue não tem tratamento específico, apenas sintomático, com hidratação e uso de analgésicos e antitérmicos.

A vacinação é uma das medidas de prevenção da dengue, mas não dispensa outras ações, como eliminar os possíveis criadouros do mosquito, usar repelentes e telas nas janelas, e procurar atendimento médico em caso de suspeita da doença. O Ministério da Saúde anunciou que vai iniciar a vacinação contra a dengue com a Qdenga, vacina que previne a infecção pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, em 521 municípios de 12 estados e do Distrito Federal a partir de fevereiro. A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, que já tiveram ou não dengue anteriormente. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O Hospital de Campanha da FAB é mais uma iniciativa para enfrentar a epidemia de dengue no DF, que levou o governo local a decretar estado de emergência no dia 25 de janeiro. Além da unidade móvel, o governo também conta com o apoio de 247 militares das Forças Armadas, que foram treinados para reforçar o combate à doença com visitas domiciliares.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios