Dois médicos foram presos nesta terça-feira (26), pela Polícia Civil em São Roque (SP) em desdobramento da Operação Hipócritas.
A prisão expedida pelo Ministério Público Federal e aceita pela Justiça Federal de Campinas, também prendeu um médico em Sorocaba (SP).
Iniciada em 2016, as equipes de investigação da operação acompanhavam ação dos dois médicos que trabalharam como peritos da Justiça do Trabalho na região de Campinas e que estariam articulando versões falsas sobre valores de propinas em que receberam em um esquema de laudos médicos manipulados desde 2007
Na Justiça os dois médicos respondem pelo crime de corrupção passiva por suposto recebimento de vantagens em processos trabalhistas. Se condenados, a soma das penas poderá chegar a 100 anos de reclusão.
A Polícia informou que a prisão dos dois médicos nesta terça ocorreu com a colaboração premiada de outro investigado no esquema. A investigação acredita que houve corrupção em mais de mil perícias em processos trabalhistas nos últimos 10 anos.