Palmeiras domina clássico e afunda o Corinthians na zona de rebaixamento
Verdão assume vice-liderança com vitória convincente no Allianz Parque; Timão segue em queda livre na tabela
Em um jogo dominado do início ao fim, o Palmeiras não deu chances ao Corinthians e conquistou uma vitória maiúscula por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (1), no Allianz Parque, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Verdão assume a vice-liderança da competição, com sete pontos, enquanto o Timão segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas um ponto.
O Palmeiras já mostrou superioridade desde os primeiros minutos da partida. A equipe comandada por Abel Ferreira pressionava alto, impedia a saída de bola do Corinthians e criava chances de gol. O jogo foi válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do duelo foram marcados por Raphael Veiga e Vitor Reis, ambos na segunda etapa. O primeiro tempo foi bem disputado, com as duas equipes criando boas chances e alternando momentos de perigo. Na segunda etapa, porém, o Verdão resolveu o jogo logo nos minutos iniciais.
Raphael Veiga, de falta, e Vitor Reis, de cabeça, marcaram antes dos 15 minutos e encaminharam a vitória palmeirense. O camisa 23, além do gol e da assistência, ainda foi expulso. Com a vitória, o time treinado por Abel Ferreira saltou para a segunda colocação com 26 pontos, um a menos que o líder Flamengo.
Por outro lado, o Timão se afundou ainda mais na zona do rebaixamento e agora ocupa a 19ª posição, com apenas 9 pontos ganhos. A campanha, com nove pontos em 13 partidas, é a segunda pior da competição. Apenas o lanterna Fluminense pontuou menos (seis) até o momento.
Este clássico foi mais um capítulo na crise do Corinthians, que não sabe o que é vencer no torneio há mais de dois meses. A série de nove partidas sem triunfar afundou a equipe na zona de rebaixamento, incapaz de se reerguer no momento.
O Palmeiras atingiu sua maior série invicta no dérbi neste século. Com a vitória, passou a estar há oito partidas sem perder de seu arquirrival. Passaram-se quase três anos da última vez em que o Corinthians ganhou o clássico.
Com a vitória, o Palmeiras se consolida como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians vive um momento preocupante e precisa reagir rapidamente para evitar o rebaixamento.
Confusão
- O clima esquentou a partir de uma ação perto da linha de fundo do garoto Estêvão. Ao passar o pé em cima da bola e sorrir, o jovem palmeirense irritou Rodrigo Garro, que foi cobrá-lo por uma suposta provocação.
- Raphael Veiga deu um encontrão nas costas do argentino e acabou expulso por Anderson Daronco. Jogadores se estranharam e o clássico parecia se perder, mas os dois lados esfriaram os ânimos.
Homenagem
Uma bela homenagem antecipou o apito inicial de Anderson Daronco no dérbi. Lenda do Palmeiras que morreu na última sexta-feira aos 84 anos, Dudu ganhou um minuto de silêncio e teve a imagem estampada no telão do Allianz Parque.
O ex-volante atuou em 615 jogos e anotou 29 gols. Ele conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1965, o Paulistão de 1966, 1972 e 1974 e o Brasileirão de 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973. Como treinador, conquistou o Paulistão de 1976 com o Verdão.
Provocações
O clima de dérbi começou antes mesmo de a bola rolar no gramado do Allianz Parque. Torcedores da equipe da casa levantaram bandeiras com capas de jornais e sites alusivas a vitórias do Palmeiras sobre o Corinthians. Os mastros foram erguidos no setor norte, dominado pela presença dos organizados alviverdes.