Brasil

Preço da carne tem maior queda em 15 meses

Os preços das carnes caíram 1,22% em fevereiro deste ano, como apontam dados divulgados, nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior baixa desses produtos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde novembro de 2021. 

Em novembro de 2021, as carnes haviam recuado 1,38%. Segundo pesquisadores, a baixa em fevereiro deste ano pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China. 

Imagem mostra um prato com dois bifes de picanha, corte da carne bovina que contém uma lâmina de gordura na extremidade do corte. Ao lado há um risoto, fritas e farofa.
(Antonio Cavalcanti/Pixabay)

A suspensão da exportação teria resultado um aumento da oferta no mercado interno. Os embarques para o país asiático foram paralisados a partir de 23 de fevereiro, após a confirmação de um caso de mal da “vaca-louca” no Pará.

Segundo IBGE, a variação do IPCA foi calculada a partir dos preços coletados no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro. A baixa dos preços repercutiu pela internet, gerando memes e piadas entre os internautas, que relembraram declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante campanha eleitoral.  

Siga nosso canal no Whatsapp

IPCA

No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a variação do valor das carnes reflete também nos preços de outros 18 subitens. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda (-2,63%). Em seguida, vieram fígado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de filé (-2,37%) e costela (-2,28%).

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios