São Paulo tem a maior circulação de armas do país, diz Polícia Federal
São Paulo tem 137.883 armas em circulação, segundo levantamento da Polícia Federal (PF). Os dados indicam que o estado é o que mais tem registros de armas junto à PF.
O levantamento indica que há 646.127 armas registradas pela PF no país. O medo da população de ser vítima da violência é apontado por especialistas como um dos motivos pela explosão de registros.
O levantamento abrange os registros feitos de 1997 até 2017. O gráfico abaixo mostra que houve uma queda acentuada após a aprovação do estatuto do desarmamento, que ocorreu em 2003. O número, porém, voltou a crescer a partir de 2008.
2017
Só no ano passado, 42.387 foram registradas pelo órgão em todo Brasil. Isso significa que, a cada hora, cinco armas legais entraram em circulação no país autorizadas pela PF.
Rio Grande do Sul (5.653), Paraná (5.259) e Minas Gerais (5.230) foram os estados que mais registraram armas no ano passado. Juntos, foram responsáveis por quase 40% das armas registradas em 2017.
Metade delas está nas mãos de pessoas físicas e outros 40%, sob responsabilidade da segurança privada. O restante foi adquirido por lojas de armas, repartições públicas e órgãos de segurança pública de natureza civil, como guardas municipais e policiais civis.
O levantamento não inclui as armas de policiais militares, caçadores, atiradores, colecionadores e das Forças Armadas, que são registradas pelo Exército.