H3N2: Butantan começa produzir nova vacina da gripe

Nova vacina será trivalente e atuará contra os principais vírus da gripe

O Instituto Butantan iniciou a produção da nova vacina contra a gripe para ser utilizada pelo SUS em 2022. Novidade do novo imunizante é que ele é trivalente, ou seja, trará proteção contra os vírus H1N1, H3N2 (do subtipo Darwin) e a cepa B.

“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, explicou Ricardo Oliveira, diretor de produção do Instituto Butantan.

Mão de pessoa segura um frasco da vacina contra a gripe enquanto outros frascos estão dentro da caixa, colocada sobre outras caixas fechadas da mesma vacina.
(Gov. do Estado de SP)

A vacina será produzia em uma fábrica do próprio Butantan, que produz separadamente os IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) das três cepas. Depois de pronto, eles são misturados em uma outra fábrica de formulação e envase.

A nova vacina será fundamental para proteger a população, já que o país sofre com um surto de H3N2. Os atuais imunizantes não protegem contra essa atual cepa.

O Butantan produz, anualmente, 80 milhões de doses de vacina, que são ofertados para a campanha nacional de vacinação. Por ser sazonal, a vacina é modificada a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul, conforme indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por TV Cultura

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.