Tecnologia: Sistema na Prefeitura permite atendimento por meio de Libras
A Prefeitura de São Paulo recebeu um Posto de Atendimento Presencial (PAP), da Central de Intermediação em Libras (CIL), na praça de atendimento do Edifício Matarazzo, sede do governo municipal.
“Todo cidadão aqui precisa ser bem atendido. Para aqueles que têm algum tipo de situação especial, a Prefeitura deve estar preparada para recebê-los muito bem. Temos que trabalhar para todos”, disse o prefeito Bruno Covas, que esteve na inauguração do posto.
A CIL, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em Libras/Português/Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos.
Com a instalação do sistema, a equipe de atendimento da Prefeitura poderá atender o público surdo com intermediação em tempo real.
“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional”, diz o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.
Sobre a Central de Intermediação em Libras
O serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Modalidades de Atendimento
Online – os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.
Presencial – De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]
*com informações da prefeitura de São Paulo