Tecnologia

5 dicas para indústrias se relacionarem no ambiente digital

Quando alguém quer alguma informação sobre uma empresa, o primeiro lugar de busca costuma ser a internet. 

Seja no site oficial ou nas redes sociais, o caminho digital é o mais comum e usado por praticamente todas as pessoas ao redor do planeta.

Estar presente neste ambiente vai além de uma simples venda. É necessário mostrar para o consumidor quem é a marca, a forma como produz e distribui seu produto ou serviço, além de outras particularidades como a preocupação com o meio ambiente ou o posicionamento em situações sociais. 

Duas mãos segurando um tablet, enquanto outra tela de computador aparece ao fundo.
(fancycrave1/Pixabay)

Lucas Nascimento, fundador da Hiro, agência especializada em planejamento estratégico de comunicação e marketing, que atua de maneira full service, com execução de estratégias online e off-line, separou cinco dicas para indústrias se relacionarem com os clientes no ambiente digital. 

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Confira. 

1 – e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais úteis quando se fala de relacionamento com uma base de clientes ou prospects. Se você pensou em conteúdo comercial ou folheto de promoções, é preciso rever seus conceitos.

É necessário transformar o e-mail marketing em um canal de aquisição de conteúdo relevante para o cliente ou possível cliente. 

A abordagem tem que ser feita com uma frequência não cansativa, como uma ou duas vezes por mês, em casos de grande volume de conteúdo relevante que talvez a marca tenha. 

O conteúdo que mais funciona é aquele “made yourself” (faça você mesmo), ou seja, ele irá receber e já poderá fazer algo com aquilo. Isso é gerar valor de verdade.

2 – O poder do blog

O Google é um indexador de conteúdo. Portanto ele está interessado em material relevante e autoral, principalmente se tiver uma densidade razoável, acima de duas mil palavras. 

Sabendo disso, fica fácil entender que produzir conteúdo no blog do site da empresa de maneira recorrente (semanal, quinzenal ou mensal) ajudará o Google a visualizar você e te sugerir para mais gente. Mas atenção: é preciso que o conteúdo publicado tenha informações interessantes para o público. 

A receita de conteúdo “made yourself” para blog também funciona aqui. Em caso de dúvidas sobre quais assuntos o seu público mais procura, utilize a ferramenta “Answer the Public” para encontrar os termos mais buscados para determinado assunto. 

3 – Uso de Landing Pages

As landing pages são abas fora dos sites que tratam de um único assunto. Trazem argumentos sobre um produto ou serviço que você oferece e os benefícios para um nicho de mercado ou público-alvo específico. 

Normalmente, essa página não tem menu e nem um outro comando para ação que não seja o cadastro em um formulário. Traduzindo literalmente é “página para pouso”. 

Ela é usada em anúncios, para colher cadastros mais qualificados. Se for trabalhado com um comando para baixar um e-book ou material que traga um conteúdo realmente importante para aquele público, melhor ainda. 

4 – Native Ads

Já ouviu falar da rede de Display do Google? São aqueles banners que aparecem com propaganda em alguns sites.

Os Native Ads são quase isso, porém aparecem após uma matéria ou artigo. É quando você vê “quem leu isso, também se interessou por isso aqui”. 

Quando você clica é imediatamente direcionado para o blog do site ou para o artigo. É uma forma muito eficaz de divulgar um conteúdo relevante e através dele, atrair audiência qualificada. 

Os Native Ads convertem até 10 vezes mais que o anúncio de display do Google.

5 – Assessoria de Imprensa hoje é uma ferramenta de SEO

Assessoria de imprensa se for feita de maneira adequada funciona muito. Principalmente para uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). 

Para que você faça o ranking orgânico no Google, o algoritmo considera mais de 250 fatores. Uma das coisas importantes é o backlink, que é um link em um site que redireciona para o seu. 

Quanto mais backlinks direcionando para seu site, melhor ele estará ranqueado no Google.

Essa estratégia de construção de links chama-se Link Building. Uma boa assessoria de imprensa, que oriente o veículo que publicará uma matéria sobre seu negócio, e ajudará produzindo links para seu site, te ajudará a ranquear de maneira orgânica no Google. 

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