Vacina da Pfizer será usada como 2ª dose de AstraZeneca
A prefeitura de São Paulo começa a vacinar, na tarde desta segunda-feira (13), com o imunizante da Pfizer, as pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso. De acordo com a pasta, “é possível realizar a intercambialidade excepcional e emergencial.”
A cidade recebeu do governo do estado 165 mil doses da Pfizer no sábado (11), que serão destinadas a esse público. Poderá se vacinar quem estiver com a dose de AstraZeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro.
A aplicação das doses deverá ser feita a partir das 14h desta segunda, quando os postos já devem ter sido abastecidos.
O quantitativo, porém, não é suficiente para atender a todos. Para este grupo são necessárias cerca de 340 mil doses, mas a expectativa é de que as unidades de vacinação estejam abastecidas ainda nesta tarde, com a chegada de nova remessas.
Na sexta-feira (10), mais de 98% dos postos de vacinação na capital paulista ficaram sem o imunizante AstraZeneca para a segunda dose contra covid-19. Mais de 60% dos postos também não possuem doses da fabricante Pfizer.
A cobertura vacinal para população acima de 18 anos está em 105% para primeira dose ou dose única e 62,3% para segunda dose ou dose única. Em adolescentes de 12 a 17 anos foram aplicadas, até o momento, 595.175 primeiras doses, com cobertura vacinal de 70,5%.
Toda a rede estará em operação para a vacinação da primeira ou segunda dose (D1 e D2): 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
Por TV Cultur