Verdão bate Galo fora de casa e sai na frente nas oitavas da Libertadores
O Palmeiras deu um grande passo rumo às quartas de final da Copa Libertadores ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (2), no estádio do Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final. O meia Raphael Veiga marcou o único gol da partida, ainda no primeiro tempo.
Com este resultado, o Verdão joga pelo empate na partida de volta, que será na próxima quarta-feira (9), no Allianz Parque. O Galo precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar direto, ou por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
O jogo O Palmeiras foi superior ao Atlético-MG na primeira etapa, explorando as transições rápidas para o ataque e criando as melhores chances. Já o Galo, dependia muito dos lampejos do atacante Hulk, que pouco produziu.
Aos 28 minutos, o Verdão abriu o placar em uma jogada ensaiada. Mayke fez um lançamento longo para o zagueiro Gustavo Gómez, que desviou de cabeça para o meio da área. Jemerson cortou parcialmente e a bola sobrou para Raphael Veiga, que bateu de primeira no canto do goleiro Everson.
O Atlético-MG sentiu o gol e só teve uma boa chance aos 36 minutos. Em cobrança de escanteio, Igor Rabello desviou e Hulk tentou uma bicicleta, mas mandou para fora.
No segundo tempo, o Galo voltou mais ofensivo e pressionou o Palmeiras em busca do empate. Aos três minutos, Jemerson cabeceou com perigo e Weverton fez uma grande defesa. O goleiro do Verdão segurou o resultado até o fim, com segurança e tranquilidade.
O Palmeiras ainda teve uma chance de ampliar aos 38 minutos, em uma cobrança de falta de Jhon Jhon que explodiu na trave após desvio em Alan Kardec.
A Copa Libertadores A Copa Libertadores é a principal competição de clubes da América do Sul. Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), reúne os melhores times do continente em um torneio anual.
A edição de 2023 conta com 47 participantes, sendo 28 classificados diretamente para a fase de grupos e 19 vindos das fases preliminares. Os times são divididos em oito grupos de quatro equipes cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, onde começam os confrontos eliminatórios até a decisão.
O atual campeão da Libertadores é o Flamengo, que venceu o River Plate por 2 a 1 na final de 2019, disputada em Lima, no Peru. O time brasileiro busca o tricampeonato da competição neste ano.