Capital

Vacinação contra a raiva animal termina neste domingo

copy of MG 3226
(Divulgação)

Donos de cães e gatos devem ficar atentos e aproveitar este fim de semana para proteger seus animais de estimação contra a raiva. A vacina estará disponível, ao todo, em 215 pontos da cidade durante este fim de semana. A campanha de vacinação em São Paulo teve início em 20 de agosto e termina neste domingo (2/9). A ação contou com a atuação de 1.900 postos espalhados pela cidade.

Até quinta-feira (30/8), foram aplicadas 662.181 doses, sendo 466.045 em cães e 196.136 em gatos. A meta é imunizar 977.095 animais. No ano de 2017, a campanha vacinou 930.564 animais, sendo 666.693 cães e 263.871 gatos.

Animais com idade superior a três meses devem ser imunizados, com exceção dos doentes – diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades. Em relação a cadelas e gatas prenhes, apesar de não haver contraindicação, a orientação é de que o responsável procure pela vacina fora da campanha, devido ao risco com o transporte e manejo. Fêmeas no cio também podem causar transtornos nos postos volantes – é indicado que se procure por um dos postos fixos de vacinação.

A vacinação por parte da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme a lei municipal nº13.131/01. O proprietário do animal deve ter atenção quanto ao transporte correto: no caso, cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e/ou acidentes.

Siga nosso canal no Whatsapp

A relação completa dos postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site ou pelo telefone 156.

Sobre a doença
A raiva é transmissível e caracterizada pelo contágio direto: mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.

O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA). É importante destacar que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar possíveis transtornos.

*com informações da Prefeitura de São Paulo

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios