Saúde

Casos de doenças de pele aumentam no inverno em São Paulo

O inverno é uma estação que exige mais atenção com a saúde da pele. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, houve um aumento significativo nos registros de casos de doenças de pele no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os procedimentos clínicos nos ambulatórios da rede estadual cresceram 48,8%, passando de 23.383 para 34.808. Já as internações aumentaram 23,3%, indo de 5.927 para 7.309. As doenças mais comuns foram dermatite atópica, psoríase, eczema e urticária.

O dermatologista Thiago Silveira Lima explica que a pele fica mais suscetível a essas doenças no inverno, por conta da alteração na barreira de proteção. “Nós temos uma proteção natural da pele que o organismo produz, que a pele produz, compostas por proteínas, gorduras e outras substâncias — que no inverno essa barreira fica mais alterada. Então é como se fosse o escudo invisível que a gente tem na pele, que fica mais desprotegido contra algumas doenças que têm origem de fora para dentro, ou até doenças que o paciente já tem na pele previamente”, enfatiza.

Os meses que mais apresentam crescimento nos atendimentos em hospitais são os meses mais frios do ano, junho, julho e agosto. E a recomendação é que nesse período mais seco, os cuidados diários podem impedir situações mais intensas de irritação e inflamação.

Siga nosso canal no Whatsapp

“Uma das coisas que eu acho interessante que o paciente faça no inverno é o uso de um bom hidratante logo após o banho, porque assim ele sela água na pele e evita que essa água se perca. Então depois do banho é mais interessante, pode ser um hidratante ou até óleos de forma geral. Tem pacientes que não gostam muito de usar hidratante por causa da sensação na pele. Aí indico também um óleo de banho, porque o óleo de banho você passa durante o banho e enxagua o excesso e depois seca com a toalha. Continua resíduo que também faz uma proteção na pele”, recomenda.

Além da hidratação na pele, especialistas recomendam o uso de sabonete à base de glicerina ou hidratante. E para pessoas que já sofrem com muita coceira causada por áreas de ressecamento intenso da pele, a recomendação é buscar o acompanhamento de médico especialista.

Casos de doenças de pele aumentam no inverno em São Paulo
(Brasil 61 – Divulgação)

0 0 votos
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios