Chuva atinge São Paulo no aniversário da cidade e provoca alagamentos
Chuva forte provocou alagamentos em vários pontos de São Paulo na tarde desta sexta-feira (25), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
O Aeroporto de Congonhas fechou para pousos e decolagens às 16h40 e foi reaberto às 17h12. A LATAM Airlines Brasil informou que, em razão das chuvas, 15 voos da companhia foram impactados, sendo 10 cancelados e cinco alternados para os aeroportos de Curitiba, Confins, Navegantes, Ribeirão Preto e Campinas. “Todos os passageiros estão recebendo a assistência necessária”, diz a empresa.
No Centro, o público que acompanha os shows no Anhangabaú abriu guarda-chuvas para se proteger. O cantor Paulinho da Viola se apresentou debaixo de chuva e manteve a animação de quem foi ver o show.
O Aeroporto de Internacional de Cumbica, em Guarulhos, está aberto para pousos e decolagens e opera com auxílio de instrumentos, devido a chuva. Por conta da chuva, o piloto pode fazer a opção de não pousar no aeroporto, mas até o presente momento, isso ainda não aconteceu.
Segundo a Infraero, concessionária que administra o aeroporto de Congonhas, não há informações de que a chuva tenha modificado a operação do aeroporto até as 17h06 desta sexta-feira. No entanto, o site a concessionária registra um voo cancelado.
Às 17 horas, o córrego do Lajeado ficou na iminência do transbordamento, na altura da Rua Manuel B. de Lima, e o CGE colocou a subprefeitura do Itaim Paulista em estado de alerta.
Às 17h08, devido a iminência de transbordamento do córrego Ipiranga, na altura da Praça Leonor Kaupa, o CGE colocou a subprefeitura do Ipiranga em estado de atenção para alagamentos.
A tarde na capital começou com sol entre muitas nuvens e índices de umidade superiores a 60%. Apesar do tempo abafado, as temperaturas ficaram ligeiramente mais baixas do que nos últimos dias, um pouco acima dos 28ºC.
Já havia previsão de pancadas de chuva e as instabilidades que se concentravam no Vale do Paraíba e no Litoral Norte atingiram a Grande São Paulo. O CGE colocam toda a cidade em estado de atenção para alagamentos:
Às 15h50, a Zona Leste
Às 16h17, as zonas Norte, oeste, Sul, Sudeste, o Centro, e as marginais Tietê e Pinheiros.
Quando a cidade está em estado de atenção, o CGE orienta a população a evitar o trânsito em ruas alagadas, não enfrentar correntezas, manter-se longe da rede elétrica e não se abrigar embaixo de árvores.