Empreendedorismo

Cresce o número de startups de saúde por conta da pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo na quantidade de startups de saúde em todo o mundo. A explicação para este movimento se deve ao fato de que o coronavírus criou uma demanda enorme por soluções inovadoras e tecnológicas de cuidados com a saúde.  

Algumas das áreas que viram um crescimento particularmente forte incluem a telemedicina, o monitoramento remoto de pacientes, o rastreamento de contatos e a análise de dados. 

Um levantamento realizado pela Liga Ventures em parceria com a PWC Brasil mostra que o número de healthtechs existentes no Brasil aumentou cerca de 16% entre 2019 e 2022. 

Crédito: Michal Jarmoluk, por Pixabay

Hoje, estima o estudo, existem cerca de 545 empresas mapeadas em 35 categorias que vão de soluções de agendamento até controle de doenças crônicas e saúde mental. 

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A Viplen, por exemplo, que foi criada no interior de São Paulo, tem como meta chegar a R$20 milhões em faturamento no ano de 2023 com soluções de suplementação e mapeamento genético. 

Para isso, Luis Fernando Câmara, empresário fundador da empresa, tem a receita: inovação e resultado. 

“Sabemos que o mercado de venture capital passa por uma crise, com demissões em massa, mas temos ido na contramão deste movimento”, comenta. 

Segundo Luis, as pessoas nunca se preocuparam tanto com cuidados relacionados a bem-estar e saúde. 

“Você pode não imaginar, mas seu perfil genético pode revelar muito além do que você pensa. Foi para desvendar isso que unimos serviços de nutrição e genética. Analisamos mais de 70 genes e 100 polimorfismos relacionados com fisiologia e metabolismo, possibilitando que as pessoas entendam muito mais sobre a própria saúde”, explica Luis. 

Hoje, a startup comemora a marca de 350 clientes atendidos ao longo dos seus 18 meses de história. Em 2022, o negócio faturou cerca de R$ 149 mil. Além disso, em meados de abril deve ser lançado o aplicativo da empresa, que promete facilitar os serviços prestados. 

A Truvio é uma das healthtechs brasileiras que surgiram há cerca de quatro anos no mercado. E em meio a pandemia de Covid-19 conseguiu dobrar de tamanho.

Com produtos que se adequam às necessidades da empresa, possuam ou não um plano de saúde, a Truvio transforma dados em atendimento de qualidade, gerando otimização e economia. Para corretoras e operadoras, ela oferece gestão ágil, transparente e eficiente.

A Truvio atua para empresas de qualquer área pois garante mais eficiência, seja por meio de uma gestão mais eficaz do plano ou de produtos exclusivos.

A empresa também trabalha para corretoras de saúde já que oferece transparência e visibilidade para gerir os clientes com a plataforma e modelo de gestão desenvolvido por ela.

Também funciona para operadoras de saúde visto que a plataforma ajuda a identificar os ofensores de saúde com agilidade e uma gestão eficiente.

Atualmente a Truvio cuida de mais de 100 mil vidas. A startup de saúde já ajudou empresas a economizarem até 35% sobre o valor total gasto com saúde no primeiro ano de contrato.

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