Governador de São Paulo entrega proposta de reajuste salarial para policiais do Estado
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregou um projeto de reajuste salarial para as polícias do estado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (2). A proposta inclui um aumento médio de 20,2%, que beneficiaria mais de 150 mil profissionais, incluindo polícias civil, militar, técnico-científica e Corpo de Bombeiros, além de aposentados e pensionistas.
O foco da medida é melhorar a segurança pública no estado, e Tarcísio afirma que essa melhoria envolve emprego de tecnologia e reforço do efetivo, mas também a valorização dos profissionais, incluindo a questão salarial. A proposta prevê que as carreiras iniciais tenham um aumento maior do que oficiais superiores.
A Polícia Militar seria a mais beneficiada pela medida, com reajustes de 34,2% para Alunos Oficiais e 31,6% para Soldados 2ª classe, enquanto oficiais superiores, como 2º Tenentes e 3º Sargentos, teriam aumentos menores, de 13,71% e 15,18%, respectivamente. Já na Polícia Civil, os maiores aumentos seriam para investigadores de polícia 3ª classe, que receberiam um reajuste de 24,64%, enquanto os delegados classe especial teriam o menor aumento, de 14,27%. Os profissionais da técnica-científica receberiam ajuste de 16,61% até 24,09%.
O projeto precisa agora da aprovação dos deputados estaduais para entrar em vigor, mas se for aprovado, será um marco importante para a valorização dos profissionais que trabalham na área da segurança pública em São Paulo. A medida foi entregue nas mãos do presidente da Alesp, André do Prado, aliado de Tarcísio.