Política

Lula diz que vai reconhecer resultado da eleição na Venezuela: “Não tem nada de grave”

Presidente brasileiro defende transparência e publicação das atas eleitorais para resolver impasse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que irá reconhecer o resultado da eleição na Venezuela, realizada no último domingo (28), desde que as atas eleitorais sejam apresentadas e comprovem a lisura do pleito. Em entrevista à TV Centro América, Lula afirmou que “não há nada de grave e assustador” no processo eleitoral venezuelano.

Lula diz que vai reconhecer resultado da eleição na Venezuela: “Não tem nada de grave”
(Agência Brasil)

Lula destacou a importância da transparência e da publicação das atas eleitorais para resolver o impasse entre a oposição e o governo de Nicolás Maduro. “É normal que tenha uma briga. Como é que vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com recurso e vai esperar a Justiça tomar o processo. E aí vai ter uma decisão que a gente tem que acatar”, explicou o presidente.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela ainda não divulgou as atas que comprovem o resultado anunciado, que deu vitória a Maduro com 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González. Parte da oposição, alguns países e organismos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) questionam a lisura do pleito e pedem a publicação das atas para permitir a auditoria dos votos.

Em conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Lula reiterou a necessidade da publicação das atas eleitorais. Ambos os líderes concordaram que a divulgação imediata de dados eleitorais completos e transparentes é crucial para a democracia no hemisfério.

Siga nosso canal no Whatsapp

Lula também comentou sobre a nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que reconhece a vitória de Nicolás Maduro e elogia o povo venezuelano pela condução pacífica das eleições. “O PT reconheceu, a nota do Partido dos Trabalhadores reconhece, elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. E ao mesmo tempo ele reconhece que o colégio eleitoral, o tribunal eleitoral já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador”, afirmou Lula.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios