Mercado onde menor foi torturado é alvo de protesto
Um protesto neste sábado (7), em frente ao mercado Ricoy, onde um adolescente de 17 anos foi torturado, reuniu dezenas de pessoas. O ato é contra a tortura e o racismo, segundo o The Intercept Brasil.
Esta semana, após divulgação de imagens que mostram o menor sendo chicoteado, a Justiça decretou a prisão dos dois seguranças. David de Oliveira Fernandes e Valdir Bispo dos Santos foram presos entre sexta-fera (6) e sábado (7).
Na segunda-feira (2), a vítima prestou depoimento à Polícia Civil e contou que não se lembra do dia exato de agosto em que o fato aconteceu. Segundo relatou aos policiais, ele pegou uma barra de chocolate da gôndola e tentou sair do supermercado sem pagar. Na saída, foi abordado por dois seguranças, que o levaram para um quarto nos fundos do estabelecimento.
Despido, amordaçado e amarrado, ele passou a ser torturado com um chicote feito de fios elétricos trançados, por cerca de 40 minutos. Ele contou ainda que não registrou boletim de ocorrência porque temia por sua vida. Segundo depoimento, um dos seguranças ameaçou matar o adolescente, caso contasse algo a alguém..
Além da vítima, foram ouvidos outros funcionários do supermercado, que negaram conhecimento dos fatos. O mercado, que pertence a Associação Ricoy, detentora de outras marcas, divulgou nota no site da rede. Leia abaixo.
*Atualizado às 23h42