Neymar Pode Ficar Afastado dos Gramados até Meados de 2024 devido a Lesão no Ligamento Cruzado Anterior
O atacante Neymar pode enfrentar uma longa ausência dos campos de futebol devido à lesão sofrida durante o jogo contra o Uruguai na noite de terça-feira (17). A suspeita é de que o jogador tenha rompido o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o que poderia mantê-lo afastado dos gramados até meados de 2024.
A avaliação clínica preliminar realizada pelos médicos da seleção brasileira indica a forte possibilidade de rompimento do ligamento cruzado anterior, considerando o movimento que causou a lesão. Júlio Cerca Serrão, coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo), afirmou que o rompimento é bastante provável, dadas as circunstâncias do incidente.
No entanto, será necessário aguardar os resultados dos exames para confirmar a extensão da lesão e verificar se outras regiões do corpo de Neymar também foram afetadas. É comum que o menisco também seja comprometido em casos desse tipo.
O jogador está programado para fazer exames em São Paulo nesta quarta-feira (18), com a expectativa de que os resultados sejam divulgados até o final do dia. Caso seja confirmado o rompimento do ligamento, espera-se um período mínimo de seis meses para sua recuperação e retorno aos gramados. No entanto, segundo o especialista Júlio Cerca Serrão, é mais comum que a reabilitação demande entre oito e 12 meses.
Neymar já enfrentou uma série de lesões nos últimos anos, e a lesão contra o Uruguai se soma a uma lista de 17 lesões que o afastaram do jogo desde 2014. Somente este ano, ele já passou cerca de seis meses afastado, após torcer o tornozelo em uma partida contra o Lille, pelo campeonato francês.
A lesão também deve tirar o jogador das próximas rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo, em novembro, quando o Brasil enfrentará a Colômbia fora de casa e a líder Argentina, com Lionel Messi, no Maracanã.
Além disso, sua volta aos campos pelo Al Hilal, clube no qual estreou em 15 de setembro, deve ocorrer apenas quando o campeonato saudita estiver próximo do fim, com a última rodada prevista para 27 de maio de 2024.
Se os exames confirmarem o rompimento do ligamento cruzado anterior, espera-se que Neymar retorne aos gramados entre abril e julho do próximo ano, dependendo do tempo de recuperação e reabilitação necessários.