Mundo

Papa Francisco pede paz na Terra Santa em sua mensagem de Natal

O líder da Igreja Católica lamentou a “terrível colheita de mortes” em Gaza e pediu o fim da violência entre israelenses e palestinos

O papa Francisco dedicou parte de sua mensagem de Natal neste sábado (25) para pedir paz na Terra Santa, o local do nascimento de Jesus. O líder da Igreja Católica lamentou a “terrível colheita de mortes” em Gaza, onde mais de 250 pessoas morreram em maio deste ano, durante uma escalada de violência entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que controla o território palestino.

“Que o Senhor nos ajude a ver o seu rosto nos rostos de todos aqueles que vivem na Terra Santa, especialmente das crianças que sofrem com a falta de paz e de esperança”, disse o papa, ao entregar a bênção e a mensagem Urbi et Orbi (para a cidade e para o mundo) de seu pontificado, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O papa Francisco também pediu o fim dos conflitos em outras partes do mundo, como a Ucrânia, a Síria, o Iêmen, a Etiópia, o Sudão, o Afeganistão e a Venezuela. Ele expressou sua solidariedade com as vítimas da covid-19, da fome, da pobreza, das mudanças climáticas e das violações dos direitos humanos.

“Que o Natal seja uma ocasião para renovarmos o nosso compromisso com a fraternidade, a justiça e a paz”, afirmou o papa, que também agradeceu aos profissionais de saúde, aos voluntários e aos agentes humanitários que trabalham na linha de frente da pandemia e das emergências.

Siga nosso canal no Whatsapp
O líder da Igreja Católica lamentou a “terrível colheita de mortes” em Gaza e pediu o fim da violência entre israelenses e palestinos(Midia do Vaticano)

O que é a mensagem de Natal do papa

A mensagem de Natal do papa é uma tradição da Igreja Católica que remonta ao século 13, quando o papa Gregório X começou a abençoar a cidade de Roma e o mundo no dia 25 de dezembro, após a missa do Galo. Desde então, todos os papas repetem esse gesto, que se tornou um dos momentos mais esperados e acompanhados pelos fiéis católicos e por pessoas de outras religiões.

A mensagem de Natal do papa é transmitida ao vivo pela televisão, pelo rádio e pela internet, e costuma abordar os principais temas da atualidade, com um olhar de fé e de esperança. O papa também aproveita a ocasião para saudar os povos de diferentes países e línguas, e para pedir orações pela paz no mundo.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios