São Paulo

Temporal provoca alagamentos no ABC paulista e deixa 96 mil domicílios sem energia

Fortes chuvas causam inundações e interrupção no fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo

Um intenso temporal atingiu a região do Grande ABC e as zonas leste e sul da capital paulista na tarde desta segunda-feira (31), resultando em diversos pontos de alagamento e interrupções no fornecimento de energia elétrica. O município de Santo André foi um dos mais afetados, com inundações significativas na área central e em bairros próximos ao Estádio Municipal Bruno José Daniel. A Avenida dos Estados ficou completamente alagada devido ao transbordamento do Córrego Guarará e do Rio Tamanduateí.

Temporal provoca alagamentos no ABC e deixa 96 mil domicílios sem energia
Fortes chuvas causam inundações e interrupção no fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo(Reprodução – Redes Sociais)

De acordo com a concessionária Enel, aproximadamente 96 mil domicílios na região metropolitana ficaram sem energia elétrica em decorrência das chuvas. Em Santo André, cerca de 24.749 endereços foram afetados, representando mais de 6% da população local.

A Defesa Civil estadual prorrogou a Operação Chuvas de Verão até 15 de abril, visando intensificar ações preventivas e de recuperação dos danos causados pelas tempestades. Moradores de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá receberam alertas severos por volta das 14h40. Nas últimas três horas, os índices pluviométricos registrados foram de 131 milímetros em Mauá, 84 mm em Santo André e 52 mm em São Bernardo do Campo.

A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve sua operação prejudicada devido aos alagamentos. Os trens operaram parcialmente entre as estações São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido e Rio Grande da Serra. O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado, disponibilizando 30 ônibus para atender o trecho interrompido entre Utinga, em Santo André, e Mauá.

Em Mauá, uma residência no bairro Jardim Zaíra desabou por volta das 14h35. Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no local, e até o momento não há informações sobre vítimas.

A Defesa Civil mantém estado de atenção em toda a cidade de São Paulo devido às movimentações das nuvens. O Córrego dos Meninos, na Estrada das Lágrimas, no Ipiranga, transbordou, e em Itaquera, o nível do Rio Verde subiu nas proximidades da Rua Cunha Porã. Pelo menos 10 árvores caíram na capital.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios