Brasil

A Campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada em todo o território nacional

A campanha Nacional de Vacinas contra Gripe, já começou, e neste ano tem como objetivo vacinar no mínimo 90% de pessoas do grupo de prioridades, isto é, uma estimativa de 81,8 milhões de indivíduos, até o dia 31 de maio. O grupo prioritário é composto por:

Gestantes;
Trabalhadores da área da saúde;
Professores;
Puérperas;
Crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

A vacinação contra a Gripe é um importante método de prevenção para evitar complicações em grupos de risco. Dentre os grupos prioritários, estão incluídos os povos quilombolas, indígenas e ribeirinhos, profissionais que trabalham com a segurança e salvamento, militares, pessoas com deficiência definitiva, quem trabalha nos portuários e motoristas de caminhão.

Além disso, profissionais do sistema penitenciário, indivíduos com comorbidades, PPL, adolescentes que estão debaixo de medidas socioeducativas e trabalhadores do transporte coletivo, também entram no grupo de prioridade da vacina.

Siga nosso canal no Whatsapp

Neste ano, todos os grupos prioritários poderão receber a vacinação no mesmo período. De acordo com informações do Ministério da Saúde, foram distribuídas 80 milhões de doses da vacina para todo o país, a fim de vacinar cerca de 79,5 milhões de pessoas. A imunização é uma medida importante para prevenir a ocorrência de casos graves de Gripe e suas complicações

No Rio de Janeiro a estimativa para este ano é imunizar 6,9 milhões de pessoas, para isso, só na capital fluminense, há 237 postos para vacina, segundo Rodrigo Prado, secretário municipal da cidade.Enquanto que em São Paulo o foco é vacinar 18,4 milhões de indivíduos, já que ano passado só foi possível imunizar 69% do público considerado prioridade.

Rodrigo Prado afirmou que a intenção é imunizar 2 milhões de pessoas pertencentes a grupos prioritários na cidade do Rio. Ele enfatizou a importância da vacinação para prevenir casos de gripe, que neste ano já somaram mais de 230 mil notificações, principalmente em crianças. O objetivo é evitar casos mais graves que podem resultar em internações e pneumonia. Ainda segundo Prado, a vacina tem uma eficácia comprovada nessa prevenção.

Aposentados como o senhor Adão Eusébio Francisco, que tem 84 anos de idade, e outros integrantes do grupo de ginástica do qual faz parte, realizaram a imunização em um tenda especial no centro da cidade do Rio de Janeiro, praça de Mauá.

Segundo o seu Adão, todo o ano ele toma a vacina, visto que, esta ameniza a força da gripe, que após a vacina vem muito mais leve.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios