São Paulo

Campanha “Rota Solidária” promove doação de sangue no 1º Batalhão de Choque em São Paulo

O vigilante Fábio de Souza, morador de Bragança Paulista, acordou cedo nesta terça-feira (12) para uma missão especial. Ele percorreu quase cem quilômetros até São Paulo para participar da campanha “Rota Solidária” e visitar a sede do 1º Batalhão de Choque das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O objetivo da campanha é realizar uma ação de doação de sangue para auxiliar nos estoques do Banco de Sangue de São Paulo.

Fábio, que se inscreveu pelas redes sociais, aproveitou a oportunidade não só para conhecer o quartel da Rota, mas também para realizar um ato solidário. Ele destacou a importância da doação de sangue, pois conhece pessoas que já necessitaram de transfusão. Doador há três anos, o vigilante viu na campanha uma chance de unir sua paixão pela Rota com a solidariedade.

Campanha "Rota Solidária" promove doação de sangue no 1º Batalhão de Choque em São Paulo
Ação solidária reúne civis e policiais para ajudar a reforçar os estoques do Banco de Sangue de São Paulo(Governo do Estado de São Paulo – Divulgação)

Ao longo da semana, estima-se que 750 pessoas irão passar pela sede da Rota para participar da campanha de doação de sangue. As inscrições foram feitas previamente através das redes sociais da corporação. Além dos civis, os próprios policiais e alunos da Rota também tiveram a oportunidade de contribuir com a doação de sangue. O soldado Celso Guilherme, que participou pela primeira vez da campanha, ressaltou que é um ato de ajuda ao próximo e afirmou que fez questão de estar presente.

A campanha “Rota Solidária” é uma tradição na Polícia Militar e tem como objetivo não apenas exercer o papel de proteção nas ruas, mas também ajudar a população através de ações solidárias. O comandante-geral da PM, coronel Cássio de Freitas, destacou a importância das campanhas de doação de sangue, lembrando que em situações críticas de estoque, a contribuição da PM foi fundamental para restabelecer os níveis de bolsas de sangue no Banco de Sangue de São Paulo.

Siga nosso canal no Whatsapp

Esta é a quarta edição da campanha realizada pela Rota, e os resultados têm sido expressivos. Em 2020, foram arrecadadas quase 700 bolsas de sangue, e nos dois anos seguintes foram mais de 1,3 mil bolsas. Neste ano, já estão cadastrados 750 doadores para comparecerem ao batalhão. O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, também participou da campanha e ressaltou o papel importante da Polícia Militar em interagir com a sociedade para salvar vidas.

Até o momento, mais de 8 mil vidas foram salvas com as ações de doação de sangue realizadas pela Rota. O comandante da Rota, tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi, destacou a importância da campanha em estimular tanto os policiais militares quanto a sociedade a doarem sangue para ajudar as pessoas e salvar vidas. A ação ocorre na sede da Rota e conta com a estrutura do Banco de Sangue de São Paulo, em parceria com a ONG Amor Se Doa. A coordenadora técnica do Banco de Sangue, Ariane Pitol, ressaltou que as campanhas são essenciais para reforçar a quantidade de bolsas disponíveis, especialmente no segundo semestre do ano, quando os estoques começam a diminuir. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

5 1 voto
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios