Palmeiras e Santos fazem final inédita hoje

Rivais fazem a primeira final continental entre times de São Paulo
(Fed. Plta. de Futebol/Reprodução)

O futebol de São Paulo se acostumou a disputar títulos para além das fronteiras estaduais há muito tempo. Com histórico em decisões no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Torneio Rio-SP, Palmeiras e Santos escrevem neste sábado uma história inédita, com a decisão da Taça Libertadores da América de 2020. Os rivais se enfrentam em jogo único, às 17h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Com o Campeonato Brasileiro prevendo decisão entre 1959 e 2002, equipes paulistas estiveram juntas em sete disputas de títulos. No Torneio Rio-SP foram outras cinco finais, enquanto na Copa do Brasil, Palmeiras e Santos fizeram em 2015 a única decisão paulista do torneio. No total, essa será a 14ª final de campeonato entre equipes de São Paulo fora do estado.

Notíciasrelacionadas

Rio-SP é pioneiro

Disputado desde antes da implementação de um campeonato nacional de clubes, o Torneio Rio-SP foi pioneiro em decisões entre paulistas em competições com times de outro estado. Nas primeiras, em 1951 e 1954, Palmeiras e Corinthians decidiram com vitória dos alviverdes e dos alvinegros, respectivamente. A Portuguesa derrotou o Palmeiras em 1955 e o time de Palestra Itália voltou a ficar com a taça em 1993, após vencer o Corinthians. O time do Parque São Jorge foi campeão da última edição do torneio ao superar o São Paulo, em 2002.

Mata-mata no Brasileiro
Com previsão de final de campeonato entre 1959 e 2002, o Brasileirão assistiu a sete decisões entre paulistas. A primeira delas foi em 1973, mas vale destacar que até 1967, apenas campeões estaduais se qualificavam ao torneio nacional e, por isso, uma decisão entre dois times locais não era possível.

Palmeiras e São Paulo inauguraram essa história em 1973, com vantagem palmeirense após empatar sem gols na última rodada do quadrangular final e ficar com a taça. O feito não se repetiu, porém, em 1978, quando o Guarani venceu as finais no Morumbi e no Brinco de Ouro da Princesa por 1 a 0 e ficou com a taça. O time de Campinas, porém, perdeu a chance do bi em 1986, quando o São Paulo empatou o confronto nos minutos finais da prorrogação e conquistou o título nos pênaltis.

Em 1990, o tricolor foi superado pelo Corinthians, que venceu os dois jogos pelo placar mínimo com gols históricos de Wilson Mano e Tupãzinho. Contra o Bragantino em 1991, porém, o time do Morumbi não deixou a conquista escapar. Venceu o primeiro confronto e no acanhado estádio Marcelo Stefani, em Bragança Paulista, segurou o empate sem gols para ser campeão.

As duas últimas finais do Brasileiro entre paulistas são de más lembranças aos corintianos. Em 1994, o Palmeiras venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e ficou com o título após o empate por 1 a 1. Já em 2002, o Santos fez 2 a o no primeiro jogo, abriu o placar no segundo, viu o Corinthians virar, mas conseguiu a vitória por 3 a 2 e encerrou longo jejum de 18 anos sem títulos importantes.

Final única e reencontro

Na única vez que a Copa do Brasil foi decidida por equipes paulistas, Palmeiras e Santos decidiram o título da competição em 2015. Na ocasião, o time da Vila Belmiro venceu em casa por 1 a 0 e podia empatar para ficar com o título. O Palmeiras foi melhor em casa e venceu por 2 a 1. Nos pênaltis, os donos da casa levaram a melhor no Allianz Parque.

Confira as finais envolvendo paulistas:

Finais paulistas no Brasileiro

1973 – Palmeiras x São Paulo – Palmeiras campeão
1978 – Palmeiras x Guarani – Guarani campeão
1986 – São Paulo x Guarani – São Paulo campeão
1990 – Corinthians x São Paulo – Corinthians campeão
1991 – São Paulo x Bragantino – São Paulo campeão
1994 – Palmeiras x Corinthians – Palmeiras campeão
2002 – Santos x Corinthians – Santos campeão

Finais paulistas no Torneio Rio-SP

1951 – Palmeiras x Corinthians – Palmeiras campeão
1954 – Corinthians x Palmeiras – Corinthians campeão
1955 – Portuguesa x Palmeiras – Portuguesa campeã
1993 – Palmeiras x Corinthians – Palmeiras campeão
2002 – Corinthians x São Paulo – Corinthians campeão

Finais paulistas na Copa do Brasil

2015 – Palmeiras x Santos – Palmeiras campeão

Por Raoni David, da Fed. Plta. de Futebol

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade.

Notícias relacionadas

Orelhas & Tiaras

Mais - recentes

São Paulo